Cultura do Estado capacita artesãos durante ação em Tanguá

Caravana itinerante vai passar por nove cidades do Rio de Janeiro

A cidade de Tanguá recebeu, nesta terça-feira (27/02), o primeiro encontro da caravana itinerante “Caminhos Criativos”. A ação, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), através da Escola da Cultura, tem como objetivo preparar os artesãos fluminenses para a convocatória da Rio Artes, que será realizada em março. Representantes das dez regiões serão escolhidos para compor a programação da 16ª edição da maior feira de artesanato da América Latina.

O encontro foi marcado por conversas, trocas de experiências e explicações sobre como participar da convocatória. Neste ano, a Sececrj disponibiliza aos artesãos fluminenses, mais uma vez, o estande mais democrático do evento, com um espaço de 187m² para exposição e área total de 504m², com tamanho duas vezes maior ao de 2023. A curadoria, já tradicional, será feita novamente pelo artista plástico Cocco Barçante, responsável pelo processo de capacitação dos artesãos durante os encontros nas cidades fluminenses.

“A ação Caminhos Criativos irá qualificar e valorizar as técnicas artesanais desenvolvidas no nosso estado, tendo como foco a importância da criatividade no desenvolvimento de produtos artesanais. A criatividade empreendedora proporciona novas oportunidades e, consequentemente, o aumento de renda para os artesãos e artesãs do estado do Rio de Janeiro”, explica Cocco Barçante.

A artesã Cristina Mannarino, de 66 anos, trabalha com técnicas de bordado e tira sua renda através de encomendas de enxovais, blusas e outras peças de vestuário. Ela elogiou a ação e espera participar da Rio Artes este ano como expositora.

“Toda ação que provoque e instigue o crescimento de um segmento é vital. O artesanato é um organismo vivo, que precisa ser alimentado com ideias novas e levado a descobrir caminhos ricos em diversidade. Em 2017, nosso grupo de artesãs foi à Rio Artes pela primeira vez para conhecer e desde então não paramos, foi um divisor de águas em nossas vidas. Agora, quero deixar de participar como visitante e ser pela integral do evento”, conta.

A caravana Caminhos Criativos segue com os encontros hoje, dessa vez na Baixada Litorânea, em Rio das Ostras, às 16h, no Teatro Municipal Joel Barcelos, Av. Amazonas s/ nº – Centro.

Estande Sececrj

O estande pode comportar objetos artesanais de diferentes tipos, como modelagem em argila, barro ou cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê.

“O artesanato cultural é uma importante ferramenta de fomento à economia criativa no estado. Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Nossa intenção, ao ir até as regiões, ao interior, é chegar na ponta e dar oportunidade para que todos disputem, de forma igualitária, essa chance de participar gratuitamente da maior feira de artesanato da América Latina”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

O link para inscrição na convocatória será divulgado no dia 15 de março, nas redes sociais e no site oficial da Sececrj. Os artesãos podem tirar dúvidas através do e-mail: rioartesmanuais@cultura.rj.gov.br.

Caminhos Criativos – Próximas datas

• Região Serrana
    Petrópolis: 01/03, às 18h; Colégio Estadual Princesa Isabel, R. General Rondon, s/nº – Quitandinha
  • Região Noroeste
    Itaperuna: 04/03, às 17h; Rua Thomaz Teixeira dos Santos, 148 – Cidade Nova
  • Região Norte
    São João da Barra: 05/03, às 17h; Cine Teatro São João, R. Dr. Roberto Silveira – Centro
  • Região da Costa Verde
    Angra dos Reis: 11/03, às 17h; Teatro Municipal Dr. Câmara Torres, Praça Guarda Marinha Greenhalgh – Centro
  • Região do Médio Paraíba
    Barra do Piraí: 12/03, às 18h; Central Sport Club, Rua João Pessoa, 399 – Chácara Farani
  • Região Centro-Sul
    Miguel Pereira: 13/03, às 18h; Hotel Fazenda Montanhês, Estrada Manuel Guilherme Barbosa, 1050 – Pantanal
  • Baixada Fluminense
    Nova Iguaçu: 18/03, às 18h; Teatro Nova Iguaçu, Rua Coronel Bernardino de Melo, nº 1081 – Caonze. Ingressos online em: https://forms.office.com/r/5MaV5bZzZG

Sobre o evento

A 16ª edição da Rio Artes acontece entre os dias 24 e 28 de abril, no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova – RJ. Com o tema “A Feira da Economia Criativa”, escolhido por meio de votação popular via internet, o evento deste ano terá como objetivo difundir o artesanato de raiz, valorizar a classe artística, mostrar o valor da economia criativa no estado e promover a capacitação técnica.

A organização do evento espera mais de 30 mil visitantes na edição deste ano, que terá, pela primeira vez, participação internacional, com a vinda de artesãos de Portugal. Desde 2008, mais de 330 mil pessoas prestigiaram a Rio Artes Manuais.

A Expomag fica localizada na Rua Beatriz Larragoiti Lucas, Cidade Nova – RJ. Ingressos e outras informações podem ser obtidas no site https://rioartesmanuais.com.br/.