fbpx

Cultura do Estado abre convocatória para artesãos fluminenses

Inscrições ficam abertas até o dia 28 de março e devem ser feitas de forma online


A Rio Artes – maior feira de artesanato da América Latina – terá um estande destinado apenas aos artesãos fluminenses. E para preencher o espaço com as cores e formas do Rio de Janeiro, está aberta a convocatória online e gratuita da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj). A oportunidade vai garantir oito vagas para cada uma das regiões administrativas e abrir espaço para até 240 obras. O termo de compromisso para a realização da ação foi assinado nesta terça-feira (19/03), entre Sececrj e empresa Caçula, responsável pelo evento.  

Para promover o pleito de forma justa e democratizar o acesso aos artesãos que moram em locais distantes da capital, o processo preparatório para a convocatória começou em fevereiro e contou com quase um mês de capacitação. A caravana itinerante “Caminhos Criativos” passou pelas dez regiões do estado, ofertando palestras gratuitas sobre como participar da ação e auxiliando na montagem dos portfólios.

“O artesanato cultural é uma importante ferramenta de fomento à economia criativa no estado. Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Fomos a todas regiões para poder chegar na ponta e dar oportunidade para que todos disputem, de forma igualitária, essa chance de participar gratuitamente da maior feira de artesanato da América Latina”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A convocatória ficará aberta até o dia 28 de março, que é o prazo final para recebimento dos formulários e envio da documentação exigida. A lista final dos vencedores será publicada no dia 15/04. A inscrição deve ser realizada pelo link https://forms.gle/BNoYeHEgFtWJTrLr7.

Mais informações sobre a convocatória em: http://cultura.rj.gov.br/convocatoria-publica-para-selecao-de-participacao-na-rio-artes-manuais-16a-edicao/.

Sobre o estande

Neste ano, a Sececrj disponibiliza aos artesãos fluminenses, mais uma vez, o estande mais democrático do evento, com um espaço de 187m² para exposição e área total de 504m², com tamanho duas vezes maior ao de 2023. A curadoria, já tradicional, será feita novamente pelo artista plástico Cocco Barçante, responsável pelo processo de capacitação dos artesãos durante os encontros nas cidades fluminenses.

O estande pode comportar objetos artesanais de diferentes tipos, como modelagem em argila, barro ou cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê.

Sobre o evento

A 16ª edição da Rio Artes acontece entre os dias 24 e 28 de abril, no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova – RJ. Com o tema “A Feira da Economia Criativa”, escolhido por meio de votação popular via internet, o evento deste ano terá como objetivo difundir o artesanato de raiz, valorizar a classe artística, mostrar o valor da economia criativa no estado e promover a capacitação técnica.

A organização do evento espera mais de 30 mil visitantes na edição deste ano, que terá, pela primeira vez, participação internacional, com a vinda de artesãos de Portugal. Desde 2008, mais de 330 mil pessoas prestigiaram a Rio Artes Manuais.

A Expomag fica localizada na Rua Beatriz Larragoiti Lucas, Cidade Nova – RJ. Ingressos e outras informações podem ser obtidas no site https://rioartesmanuais.com.br/.