fbpx

Cultura avança na sustentabilidade no Cosud

Ações são voltadas para agenda Rio 2030


Sustentabilidade e cultura caminham juntas no Rio de Janeiro. Este foi o tema do segundo dia do Grupo de Trabalho do segmento no Consórcio do Sul e Sudeste (Cosud), realizado na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo. O encontro contou com participação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomercio-RJ), para formulação de uma agenda única para os estados membros. Ao final do dia, os integrantes estruturaram uma carta de intenção conjunta, com cinco pontos a serem trabalhados na cultura nos próximos anos.

A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, lembrou que o Rio tem adotado modelos sustentáveis nos grandes eventos privados, públicos e no apoio aos projetos realizados em cidades do interior, como foco no cuidado com o meio ambiente e na reutilização de materiais.

“Tivemos o Rock in Rio, que recebeu certificado na norma ISO 20121 e já levou oito premiações pelas medidas. No campo do Carnaval, acabamos de entrar no Guinness Book por registrar a maior reciclagem do mundo. Em Cachoeiras de Macacu, uma iniciativa linda da Cultura do Estado, que foi o Carnaval Sustentável, reaproveitando material da Sapucaí. Este é um norte do Rio de Janeiro, pensar na sustentabilidade, aliando o cuidado ao meio ambiente, que pode e deve ser para todos os estados”, ressaltou.

Danielle Barros apresentou as políticas públicas executadas no Rio de Janeiro / Foto: Leonardo Ferraz

Beatriz Araujo, Secretária de Estado de Cultura do Rio Grande do Sul, destacou a necessidade de ações estratégicas conjuntas.

“Nós temos que olhar cada vez mais para os nossos projetos e fazer com que a sustentabilidade faça parte das ações, conversando com os patrocinadores e apoiando projetos neste sentido, porque a cultura é uma pasta diversa e que trabalha e deve trabalhar mais na inovação da economia criativa”, disse.

Secretária do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo / Foto: Leonardo Ferraz

Um das ações modelo do Carnaval 2023, o programa ‘Cada Lata Conta’, uma parceria da Liesa, Sesc Rio, com apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) e as cooperativas de catadores Recicla Rio, que teve a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade atuando em conjunto, coletou cerca de 7 toneladas de latinhas na Marquês de Sapucaí, durante os quatro dias de desfiles das escolas de samba.

Conheça os 5 pontos da Carta da Cultura para o Cosud:

1- Qualificação e Capacitação de Gestores e agentes culturais
2- Estabelecimento de pacto federativo com determinação de ações e competências de fomento e investimentos
3- Geração de mapeamento e indicações para políticas culturais
4- Criação de políticas culturais integradas de arranjo local, região e de internacionalização da cultura
5- Repensar os processos de indústrias criativas no âmbito da sustentabilidade e desenvolver políticas público-privadas.