fbpx

Convocatória “Mostra Cine+ de Curtas” vai selecionar obras de produtores fluminenses

Filmes escolhidos serão exibidos em novas salas de cinema do estado


O projeto Cine+ está democratizando a sétima arte no interior fluminense através da construção de novas salas de exibição em cinco municípios do Rio de Janeiro. E para inaugurar os espaços em grande estilo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) abre, nesta terça-feira (14/3), a chamada pública “Mostra Cine+ de Curtas”. A convocatória é voltada para produtores de obras audiovisuais contempladas nos editais da Sececrj e vai selecionar 50 filmes a serem exibidos nos novos complexos.

“O Cine+ reflete o propósito de ampliar o acesso à cultura que buscamos promover nos últimos anos. E a convocatória, ligando os produtores culturais contemplados em nossos editais ao projeto, reforça ainda mais a vocação da gestão em democratizar todo o processo e estreitar a relação entre a arte e a população fluminense”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

As inscrições ficam abertas até o dia 24/3 e devem ser feitas por meio de formulário on-line disponibilizado pela Superintendência de Audiovisual. Os selecionados vão ter o seu filme exibido em duas sessões de cada cinema da rede, entre os dias 11 de abril e 17 de maio, nas cidades de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty.

Sala de projeção sendo construída através do Cine+ em Guapimirim / Foto: Leonardo Ferraz

“Desde 2021, quando a Lei Aldir Blanc foi executada, tivemos um volume expressivo de obras audiovisuais produzidas por todo o estado. Viabilizar a exibição dessas mais de mil obras, e ainda, pelo interior do estado, é um ato de democratização do acesso à cultura, que pode inclusive ser considerada uma forma de prestação de contas à sociedade sobre o investimento na cultura criativa do nosso estado”, explica o superintendente de Audiovisual, Raphael Moreira.

O projeto Cine+ é realizado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR com patrocínio da Enel Distribuição Rio e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, consultoria executiva da Marco Zero, produção executiva da Cinco Elementos Produções e apoio institucional das respectivas prefeituras onde serão feitas as ações.

Convocatória de curtas – Serviço:

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyMntYG-cj0eiJcG3cvfTQL3RY5bTOEjMJ7QrufZRiRPZS2Q/viewform

E-mail para dúvidas: sup.audiovisual@cultura.rj.gov.br

Sobre o Cine+

O programa consiste em democratizar a arte a partir da implantação de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes. Além da exibição de filmes, funcionarão como espaços multiusos, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações culturais das mais diversas linguagens artísticas.

Todas as salas do programa promoverão pelo menos 1500 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para 100 jovens, com lotação máxima de 20 alunos por cidade. Após o ciclo formativo, vão ser selecionados, nessas turmas, parte da equipe que vai atuar nos novos cinemas, em regime de jovem aprendiz. Quem tiver interesse em participar do curso pode se inscrever entre os dias 10 e 31 de março, através de formulário disponível no link https://forms.gle/xJBxcGCRkeUdWNoU8. Para participar da seleção é necessário ter de 14 a 18 anos e estar regularmente matriculado em uma unidade da rede pública de ensino do respectivo município ou do estado.

Mais informações no perfil do projeto no instagram: @redecinemais.