fbpx

Secec assina convênio para fomento de projetos do audiovisual no Rio

Parceria com a RioFilme e o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) oferece auxílio técnico e de equipamentos para produções do setor


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) assinou um convênio com a RioFilme e o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) de apoio a produção de projetos de audiovisual. Neste primeiro momento, o auxílio técnico e de equipamentos será para duas produções selecionadas no RioMarket de 2019, durante o Festival do Rio: “Veias abertas” e “Mais Views”. Utilizando a estrutura já existente nos órgãos, a parceria inédita vai disponibilizar serviços que custariam aproximadamente R$ 500 mil. 

Foto: Divulgação

A iniciativa é vista como um plano piloto para uma parceria maior para fomentar o audiovisual em todo o estado. A ideia é oferecer serviços fundamentais, desonerando as produções, e também para capacitar os profissionais da área e ocupação de aparelhos públicos. Neste primeiro acordo assinado, a Sececrj vai oferecer o estúdio para gravação de voz/instrumentos/trilhas, bem como o apoio através da Rio Office Film Commission para disponibilizar espaços de Estado que sirvam de locação para as gravações dos projetos selecionados. 

– É com diálogo e união que a cultura está se fortalecendo em todo o estado do Rio. O convênio inédito assinado com a RioFilme e o CTAv vai fomentar as produções de audiovisual, sem gastos extras por parte dos órgão públicos, pois a estrutura já existe. O estúdio de gravações da Secretaria de Cultura possui uma tecnologia moderna, oferecendo uma produção profissional – disse Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio. 

No primeiro convênio, o CTAv vai disponibilizar câmeras de cinema de ponta com qualidade (Kit Alexa), cópia final em Digital Cinema Package (DCP) em versões com e sem legenda e oficina de capacitação em operação de câmera e áudio. Já a RioFilme fica responsável pelo know-how da Film Commission para locações, espaço físico dentro do órgão para base de produção de escritório das produções e parceria de distribuição. 

Projetos selecionados 

“Veias abertas” de Fernando Mamari – Ficção (100 min.)

Conta história da Guerra do Paraguai na visão de um africano (escravo) que é obrigado a participar da guerra em troca de sua liberdade. Ele se junta a um português e um índio que juntos conduzem um pelotão de 10 homens para ir à guerra, vencem, e o africano ganha sua liberdade. A tríplice amizade perdura quando o africano sem saber o que fazer com a liberdade forma uma “Polícia Real” para resolver questões da realeza. O português precisa aniquilar um povoado quilombola onde, por coincidência, reside um irmão do africano. O africano atira no português quando este mirava com sua espingarda seu irmão para provocar sua morte. O irmão foge. O africano leva o português a uma curandeira que salva sua vida. Em gratidão, a amizade continua e eles voltam para a “Polícia Real” que é originária, implicitamente, da atual Polícia Militar do Rio de Janeiro.

“Mais Views” de Silvio Andrade da Verama Filmes – Suspense (80 min.)

Uma jovem introvertida fará de tudo para ser a mais nova estrela da Internet, mesmo que para isso ela precise sacrificar sua sanidade. Inspirado em fatos reais, a história narra a vida de um casal, Elisa e Roberto, que exibe sua rotina em um vlog on-line. Influenciada pelos seguidores, Elisa posta vídeos cada vez mais perigosos e controversos, o que vai contra a vontade de Roberto. Em uma crescente obsessão pela fama, ela começa a perder contato com a realidade, revelando um misterioso passado de abuso, que vai botar em risco sua vida e das pessoas a sua volta. Tudo por mais views.