fbpx

Consulado do México e SECECRJ promovem oficina e concurso gastronômico na Lapa

Chefs de restaurantes fluminenses receberam ensinamentos de pesquisador mexicano e foram testados por rigoroso júri


O chef e pesquisador mexicano Victor Fuentes ao lado do vencedor Silamar dos Santos Alves. Crédito: Gui Maia/SECECRJ

Concursos gastronômicos são sempre atrações emocionantes por conta do esmero dos concorrentes em busca pelos pratos perfeitos. Não foi diferente com a oficina “Gastronomia Mexicana – Patrimônio da Humanidade, herança de todas e de todos”, realizada no última segunda-feira (30/08) na Lapa, região central do Rio de Janeiro, que reuniu chefs especializados na cozinha desse país latino-americano. Após assistirem a aula ministrada pelo chef e pesquisador mexicano Victor Fuentes, profissionais fluminenses tiveram que elaborar seus pratos, que foram experimentados pelos jurados.

O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e o Consulado Geral do México na cidade, em parceria com a Escola Restaurante Reffetorio Gastromotiva, na Lapa, onde o encontro foi realizado.

“Sabemos o quanto o povo fluminense é criativo e aberto a influências culturais de todos os cantos do Brasil e do Mundo. É importante explorar essa vocação, mas preparar também os profissionais para conhecerem melhor as características originais da gastronomia de cada lugar, a começar pela mexicana. Estamos difundindo aperfeiçoamento e incrementando a economia do estado”, afirmou a secretária Danielle Barros.


O vencedor do concurso foi o chef do restaurante Chily, de Queimados, na Baixada Fluminense, Silamar dos Santos Alves, de 33 anos. Ele elogiou o aprendizado e contou que vai fazer até adaptações no seu cardápio após a oficina.


“Como somos brasileiros, foi importante conhecer mais da cozinha mexicana a partir dos ensinamentos de um chef de lá. Pesquiso bastante e estou procurando deixar um pouco de lado a linha texmex, que chegou através dos Estados Unidos, e valorizar mais as raízes do México. Foi muito bom ter participado”, declarou o chef.

O evento contou com a presença do Cônsul Geral Embaixador Héctor Humberto Vallezzi Zafra e do Cônsul de Cultura e Imprensa Adolfo Zepeda, representando o Consulado Geral do México no Rio de Janeiro. Já a SECECRJ foi representada pelo Chefe de Gabinete Windson Maciel e pela Assessora de Relações Internacionais Paula Lockmann Geerlings. Samantha Souza, Diretora da Gastromotiva Brasil, Lídia Melo, Assistente Social, e o chef Rodrigo Sardinha representaram o Reffetorio Gastromotiva.

A oficina teórica e prática foi ministrada pelo Chef e pesquisador Victor Fuentes. Na oficina foram apontados os fundamentos locais e migratórios da gastronomia mexicana e as alternativas de insumos locais para a produção de pratos tipicamente mexicanos. A oficina culminou com o concurso, que rendeu aos três primeiros colocados insumos provenientes do México. Os outros premiados, além de Silamar, foram premiados Fernando Rafael Esquivel Romero, de Teresópolis, e Darô Cardoso, do Talhado Bistrô, em Ipanema.

O júri foi composto pela consulesa adjunta Ana Luisa Vallejo, representando a comunidade mexicana no Rio, o cônsul Adolfo Zepeda, a Assessora da SECECRJ Paula Lockmann Geerlings e o próprio chef Victor Fuentes.

“Agradecemos a todas e todos os participantes do evento tanto cozinheiras e cozinheiros assim como as instituições que fizeram possível a oficina, desejando que assim que possível possamos compartilhar de novo uma experiência intercultural para seguirmos enriquecendo a nossa irmandade”, afirmou Victor Fuentes.