fbpx

Conselho Estadual de Política Cultural elege nova mesa diretora


Durante reunião realizada na Biblioteca Parque Estadual – Centro, nesta quinta-feira (18/05), o Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) elegeu o novo presidente, vice-presidente e secretária geral do órgão deliberativo. A chapa vencedora é formada por José Fernandes, Eric Herrero e Ana Dutra, respectivamente, representantes do poder público.

“Estamos vivenciando um momento em que o conselho tem se fortalecido dentro da gestão, e estamos trilhando essa caminhada juntos a favor da cultura, na base do diálogo e da escuta. Este é o norte da gestão Claudio Castro e da cultura, por isso termos um conselho ativo e participativo é fundamental para o fortalecimento do nosso segmento”, afirmou Danielle Barros.

O CEPC é um órgão deliberativo, parte integrante do Sistema Estadual de Cultura, e vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia do Rio de Janeiro (Sececrj). Tem como principal função deliberar sobre as políticas públicas na área da cultura, trabalhando em conjunto com a Sececrj.

“Quero saudar todos os companheiros conselheiros presentes aqui, seja de forma presencial ou on-line. Essa será uma mesa diretora propositiva, que abrirá escuta para a sociedade civil e irá respeitar todo o ordenamento jurídico previsto no regimento”, ressaltou José Fernandes, assessor chefe de Licitações e Contratos da Sececrj e presidente do conselho.

O mandato da mesa diretora tem duração de um ano, respeitando o princípio da garantia de revezamento na presidência entre as partes. O mandato total dos conselheiros é de dois anos e o sistema funciona por composição partidária, formado por 16 membros da sociedade civil e 16 representantes do poder público. Cada representante também conta com seu respectivo suplente, em caso de necessidade.