fbpx

Lista de classificados no “Retomada Cultural RJ 2” é publicada

Maior edital da cultura fluminense vai premiar 800 produções


O resultado dos recursos e listagem final dos classificados no maior edital da cultura fluminense, o “Retomada Cultural RJ 2”, foi publicado em Diário Oficial nesta terça-feira (3). A chamada pública da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro vai premiar 800 produções artísticas, garantindo R$ 40 milhões de investimento ao setor.

Com a publicação, os selecionados devem, a partir desta quarta-feira (4), às 9h, informar os dados bancários através da plataforma Desenvolve Cultura e anexar a documentação obrigatória para contratação. O prazo se encerra no dia 2 de junho, às 18h.

“O Retomada Cultural vem para coroar o processo de democratização que temos desenvolvido dentro da Secretaria. Este é o direcionamento que definimos desde que assumimos o compromisso, enquanto poder público, de fomentar a cultura fluminense. Um aporte deste tamanho contempla a classe artística, tão afetada durante a pandemia, e incentiva a retomada cultural do estado”, afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Dividido em duas categorias, o edital vai conceder o valor de R$ 50 mil para ações nas áreas culturais de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia.

O resultado pode ser visualizado através do link: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/Edital-Retomada-Cultural-RJ-2-Resultado-Recursos-Sele%C3%A7%C3%A3o-e-Classifica%C3%A7%C3%A3o-Final_DOERJ-03052022.pdf

“Retomada Cultural RJ 2” com foco nos 200 anos da Independência do Brasil

O maior edital da cultura fluminense é dividido em duas categorias. Na Categoria A são aceitas ações presenciais de circulação de obras artísticas e produções culturais já produzidas, estreadas ou inéditas a serem realizadas no Estado do Rio de Janeiro; podendo ser circulação de espetáculos, apresentações, performances, shows, mostras, festivais, exposições, instalações, exibições e eventos.

Já a Categoria B é voltada para projetos relacionados ao Bicentenário da Independência do Brasil. Os projetos aceitos são relacionados à criação, desenvolvimento, elaboração e produção de obras artísticas cuja temática faça referência histórica-social à data, desde que a proposta faça menção a valores, fatos reais, momentos simbólicos, podendo ter conotação histórica ou de memória cultural, referente ao Bicentenário da Independência do Brasil.