fbpx

“Cinema da Cidade” vai ganhando forma no estado do Rio


Neste mês, foram definidas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) as datas para a sequência do projeto em 2021. As licitações publicadas e em fase de habilitação/abertura dos envelopes de São Fidélis e São Pedro serão realizadas nos dias 5 e 12 de janeiro, respectivamente. As licitações prosseguem com o projeto executivo de Bom Jardim (carta convite) no dia 7 de janeiro e a tomada de preço de Miracema em 2 de fevereiro. Já o complexo de cinema de Cordeiro, que tá com mais de 50% da obra concluída, terá o pregão de equipamentos no dia 14 de janeiro.

Idealizado pela Sececrj e Ancine, o “Cinema da Cidade” – que integra o Programa Cinema Perto de Você – vai levar complexos de exibição de filmes a municípios de pequeno e médio porte (entre 20 mil e 100 mil habitantes) que não contam com salas de cinema comerciais – Cordeiro, Miracema, São Pedro da Aldeia, São Fidélis e a reforma da tradicional sala de Bom Jardim. As unidades fazem parte do projeto recuperado pela Secretaria de Cultura, que já estava liberado antes da pandemia da Covid-19, com investimento total de mais de R$ 18,750 milhões, dividido entre os Governos Federal e Estadual.

– Ficamos felizes em acompanhar a evolução do Cinema da Cidade em 2020, mesmo com a pandemia da Covid-19. Respeitando o protocolo de saúde, avançamos em mais de 50% da obra em Cordeiro e estamos agilizando os processos das outras cidades. Isso mostra o nosso projeto de democratização da arte em todo o estado, garantindo o emprego de fazedores de cultura quando os complexos estiverem em funcionamento – disse Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio.

Geração de empregos nas cidades

Cada complexo exibidor terá duas salas com capacidade total para 168 lugares – em Bom Jardim, a sala tradicional da cidade será reformada. Com isso, o setor audiovisual também vai movimentar a economia local com previsão da geração de pelo menos 300 empregos diretos e indiretos, com uma plateia de 80 mil espectadores por ano.

CINEMA EM CORDEIRO COM OBRAS AVANÇADAS

A equipe da Sececrj tem realizado vistorias constantes nas obras em Cordeiro, com mais de 50% concluídas. O serviço está na parte de montagem da laje superior da edificação.