fbpx

Governo lança Centro de Referência do Artesanato da Baixada

Projeto planeja atender 5 mil pessoas em 10 meses


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) lançou, nesta quinta-feira (10), o programa Centro de Referência do Artesanato da Baixada. A apresentação do projeto aconteceu na Biblioteca Parque Estadual, no Centro, e contou com a participação dos secretários de cultura dos municípios que compõem a Baixada Fluminense. A inauguração do espaço ocorre neste sábado (12), no Shopping ELA, em Duque de Caxias.

O Centro de Referência vai funcionar como a casa do artesão na Baixada, oferecendo capacitação em diversas técnicas de artesanato, gratuitamente, e contribuindo para a geração de renda familiar para a população daquela região.

“Percebemos a necessidade de colocar o artesanato no lugar que ele merece. Esse projeto vai trazer melhores condições de trabalho e financeira, possibilitando que os alunos aprendam o empreendedorismo para estarem envolvidos na sociedade. O artesanato não é só renda. Ele é hobby, é arte, ele cura as pessoas”, destaca Cláudia Viana, Subsecretária da Escola da Cultura, setor da Sececrj que contribui para a execução do Centro de Referência. 

Apresentação do Centro de Referência do Artesanato da Baixada / Foto: Gui Maia

A princípio, o projeto acontecerá durante 10 meses, realizando aulas técnicas de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã e à tarde. Aos sábados, o foco será para atender crianças de 8 a 13 anos, com aulas pela manhã. As oficinas abordam segmentos como pintura em tecido, modelagem de biscuit, tricô, crochê e reciclagem.

“A Baixada Fluminense é um grande celeiro do artesanato no estado, então, implementar o Centro de Referência vai atender essa demanda. A perspectiva é de fazer 5 mil atendimentos neste projeto, em 10 meses”, explica Roberto Santos, diretor de marketing da empresa Caçula, uma das patrocinadoras do projeto.

Imagem de uma das salas onde serão realizadas as oficinas / Divulgação

De acordo com a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, cada região manifesta o artesanato de forma diferente. Por este motivo, a intenção é usar o Centro de Referência em Duque de Caxias como projeto piloto e, aos poucos, seguir expandindo para outras regiões do estado.

“O artesanato é muito rico no Rio de Janeiro, é diverso, plural. É um mercado que oferece muitas oportunidades, mas exige capacitação. Então, estamos aqui, enquanto Estado, para incentivar projetos como este, que abram portas e garantam a geração de renda para o povo fluminense”, ressalta Danielle Barros.

Representante do legislativo federal, o deputado Áureo Ribeiro esteve presente ao evento e comemorou a criação do Centro de Referência do Artesanato da Baixada.

“Estamos vivendo um momento em que o Brasil precisa de união. E podemos ver no artesanato do Rio de Janeiro a possibilidade de alavancar, gerar renda e oportunidades para as pessoas. É mais do que artesanato, é dignidade, é a possibilidade de poder prover o seu sustento. Temos muito a avançar ainda, mas acredito que hoje demos um grande passo”, completa Áureo Ribeiro.

O Centro de Referência vai atender os 13 municípios da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Itaguaí, Japeri, Magé, Guapimirim, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, São João de Meriti, Queimados e Seropédica.

Foto com todos os presentes na reunião / Foto: Gui Maia

O projeto é apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, realização da Sagre, patrocínio da Caçula, parceria da Associação de Artesãos do Rio de Todos e apoio do Shopping ELA.

Serviço – Centro de Referência do Artesanato da Baixada

As inscrições para participar das oficinas estão abertas até o dia 5 de março e podem ser realizadas pela internet. As aulas começam na próxima segunda-feira (14).

Período de inscrição: 10/02 a 05/03
Idade: a partir de 8 anos
Exigência: ser morador de um dos municípios da Baixada Fluminense
Site para inscrição: www.artesanatonabaixada.com.br
Endereço: Shopping ELA – Avenida Presidente Kennedy, 1777, Centro, Duque de Caxias