fbpx

Centenário de Emilinha Borba une MIS RJ e a Marinha do Brasil em evento na Fortaleza de São José


Este ano marca o centenário de Emilinha Borba, a eterna Rainha do Rádio e um dos primeiros ídolos de massa do Brasil. Para celebrar seu legado, o Museu da Imagem e do Som do Governo do Estado do Rio de Janeiro (MIS RJ) e a Marinha do Brasil promovem, nesta sexta-feira (15/09), na Fortaleza de São José, um evento especial. Na ocasião, além de uma apresentação das principais canções da artista, haverá a estreia de um videoclipe que faz uma releitura moderna de um outro feito por Emilinha há 69 anos para o sucesso “Aí vem a Marinha”.

“O legado artístico de Emilinha Borba é gigantesco e motivo de orgulho para o cidadão fluminense. Ela saiu da Mangueira, onde nasceu, para o mundo e virou um dos símbolos máximos da Era do Rádio no Brasil. Com esta homenagem, o Governo do Estado reconhece o papel fundamental de Emilinha, não só na esfera artística, bem como para a conquista por um maior papel da mulher na sociedade”, comemora o governador Cláudio Castro.

O presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, apresentou o projeto para a Marinha do Brasil e destacou a importância do apoio do Comando-Geral da Força Armada para a criação do vídeo, que utiliza como cenário um navio militar, o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”. Nele, a cantora e gerente cultural do MIS RJ, Mona Vilardo, interpretou a emblemática canção “Aí vem a Marinha”, acompanhada pelas Bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, para a gravação.

“Estamos muito felizes com a parceria, principalmente porque Emilinha Borba colecionava, entre seus títulos, o de ‘Favorita Permanente da Marinha’. Agradeço ao almirante de Esquadra Fuzileiro Naval Carlos Chagas Vianna Braga, todo o auxílio na produção do vídeo. Fizemos uma releitura inspirada no clipe de 1954. Utilizamos drone para as imagens aéreas e câmera 360º, além de Inteligência Artificial (IA) para recriar, no maior navio da Marinha do Brasil, o cenário perfeito para celebrar a inesquecível Emilinha Borba, a ‘Garota Grau Dez’ da música brasileira”, ressalta Cesar.

Apresentação musical

O evento na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, quartel-general do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), no Centro do Rio de Janeiro, terá ainda as apresentações das Bandas Sinfônica e Marcial, com quase 300 integrantes, entre homens e mulheres, todos Fuzileiros Navais, e Mona Vilardo interpretando grandes sucessos de Emilinha Borba.

Emilinha Borba

Nascida na Mangueira em 31 de agosto de 1923, Emília Savana da Silva Borba se tornou uma das principais cantoras da Rádio Nacional, na década de 1940. Faleceu em 3 de outubro de 2005, aos 82 anos de idade. Afilhada artística de Carmen Miranda, estreou no Cassino da Urca.

Integrou o elenco da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, o maior veículo de comunicação da época e onde por 20 anos ininterruptos foi campeã absoluta de correspondência. No cinema nacional, participou de aproximadamente 40 filmes. Em 1947 e 1949, foi eleita a “Favorita Marinha do Brasil” e, posteriormente, em 1955, a “Favorita Permanente da Marinha”. Em 1953, venceu, por aclamação e voto popular, o concorrido concurso de Rainha do Rádio.

Entre seus sucessos, estão as marchinhas “Vai com Jeito”, “Tomara que Chova”, “Mulata Bossa Nova”, “Pó de Nico” e “Chiquita Bacana”.

O MIS RJ

O MIS RJ salvaguarda em seu acervo, cerca de 1.270 itens sobre Emilinha Borba em 19 Coleções, distribuídos pelos setores: sonoro, partitura, textual, biblioteca, iconográfico, audiovisual e tridimensional. Além do Depoimento para a Posteridade, gravado pela “Rainha do Rádio”, em 20 de novembro de 1996. Todo esse rico material sobre a grande diva da Música Brasileira está à disposição do público e dos pesquisadores brasileiros. Para acessar as fotos, partituras, músicas, recortes de jornais, correspondências, documentos impressos e revistas, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

O MIS RJ é um equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC RJ).

SERVIÇO:
Evento: Centenário de Emilinha Borba
Local: Fortaleza de São José, Ilha das Cobras, Centro, Rio de Janeiro
Data: 15 de setembro de 2023 (sexta-feira)
Horário: 18h30, evento para convidados e imprensa
Contato MIS RJ: Márcia Benazzi – gerenciadeproducao@mis.rj.gov.br
Contato Marinha: Capitão-Tenente Fabrício – cgcfn.comsoc@marinha.mil.br