fbpx

Espaço de cultura e tecnologia é inaugurado em Itaboraí

Ao longo de dois anos, população contará com 1200 vagas gratuitas


A Casa Escola de Arte e Tecnologia (CEAT) já está de portas abertas para receber a população de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O novo equipamento de cultura e educação foi inaugurado nesta segunda-feira (14), durante cerimônia que contou com a presença da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. O espaço vai garantir 1200 vagas em cursos gratuitos ao longo dos próximos dois anos.

“Dentro da Secretaria, trabalhamos com muita transparência e empenho para universalizar o acesso à cultura no Rio de Janeiro. Em 2019, a Secretaria fechou o ano com 96% dos recursos da Lei de Incentivo à Cultura investidos na capital. Depois que assumimos, com muito trabalho nos últimos dois anos, conseguimos fechar 2021 com 32% de investimento na capital e 68% no interior. Este é o propósito do nosso governo e a inauguração do CEAT reflete isso”, ressalta Danielle Barros.

Secretária Danielle Barros durante a cerimônia de inauguração / Foto: Leonardo Ferraz.

O CEAT vai garantir quatro espaços para cursos e atividades: biblioteca, midiateca e palco de atividades culturais; cozinha industrial para cursos na área de Gastronomia; sala multiuso para formações nas áreas de Artes e Expressões; e laboratório para cursos de Artes Técnicas. Serão 19 cursos gratuitos com ciclos de cinco meses de duração, proporcionando a oferta de 280 vagas imediatas para alunos de todas as idades.

De acordo com Priscila Seixas, uma das gestoras da unidade e diretora de produção da Burburinho Cultural, idealizadora do projeto, além das 1200 vagas nos cursos gratuitos ao longo dos dois anos, o CEAT pretende estender o atendimento para cerca de 17 mil alunos da rede municipal de ensino de Itaboraí, através de atividades lúdicas e apresentações artísticas com apoio da Companhia Ánsar e da prefeitura local. O espaço vai receber, diariamente, grupos para a realização de contação de histórias e pequenos espetáculos.

Para a Subsecretária de Estado de Cultura e Diretora da Escola da Cultura RJ, Cláudia Viana, o trabalho desenvolvido em Itaboraí trará muitos resultados positivos para a cidade.

“Acreditamos que a cultura e a educação podem fazer a diferença na formação do cidadão. Por isso, a Escola da Cultura entra como mais um parceiro, dando todo o suporte para que este projeto deixe um legado para as próximas gerações”, declara.

Apresentação da Companhia Ánsar / Foto: Leonardo Ferraz.

Ao longo do evento de inauguração, o público foi presenteado com performances de dança da Companhia Ánsar, recital de poemas e apresentações musicais. O artista e grafiteiro Celio Alma, 41 anos, responsável pela pintura de uma grande parede dentro do CEAT, levou a família para prestigiar a cerimônia.

“Fui convidado para pintar, aqui dentro do CEAT, um painel com inspiração na arte urbana. Foi um enorme prazer, pois passei minha vida inteira em Itaboraí e o meu trabalho é a arte. Não lembro de ter um projeto dessa proporção dentro da cidade”, conta o artista, que trabalha há 25 anos como grafiteiro.

Danielle Barros e o grafiteiro Celio Alma / Foto: Leonardo Ferraz.

Para encerramento da programação, foi realizada a introdução à “Imersão Burburinho”, programa que visa expandir o processo de capacitação dos fazedores de cultura de Itaboraí e fará parte da grade do CEAT.

O equipamento cultural nasce dentro do projeto “Energia para Transformar”, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela ENEL, com apoio da Escola da Cultura e da Prefeitura de Itaboraí. O projeto conta com realização do Burburinho Cultural e Vila Musical.

Serviço – Conheça os cursos do CEAT

Os interessados poderão escolher dentre as seguintes áreas: Dança Urbana/Hip Hop, Ballet, Dança de Salão, Percussão, Violão, Coral, Teatro, Animação Digital, Criação de Games, Design Gráfico, Edição de Imagens, Edição de Vídeo, Youtube e Conteúdo para Redes, Confeitaria, Design de Bolos, Pizzaiolo, Salgados para Eventos, Bartender e Garçom/Maitre.

As inscrições para os cursos começaram hoje e devem ser realizadas através do site www.energiaceat.com.br. A Casa Escola de Arte e Tecnologia fica localizada na Avenida 22 de Maio, n° 3677, Outeiro das Pedras, e funciona de terça a sábado, das 13h às 21h.