fbpx

Casa França-Brasil


A Casa França-Brasil é um dos principais espaços culturais do Rio de Janeiro. Desde a sua inauguração em 1990, consolidou-se como um lugar privilegiado para a realização de exposições, performances e apresentações musicais.

casa-franca-brasil

Em 2008, o prédio que abriga o centro cultural passou por um intenso processo de obras estruturais e de restauração com o objetivo de recuperá-lo, preservando uma construção de grande importância histórica e arquitetônica, e, ao mesmo tempo, modernizando suas instalações.

Com a proposta de promover um intercâmbio contínuo entre as atrações produzidas em seu espaço e o rico universo extramuros, o centro cultural estabelece um diálogo permanente com a cidade, suas questões e intensa vida cultural.

Além do salão de 700m² e duas salas facilmente adaptáveis a diferentes ocupações artísticas, a Casa França-Brasil possui uma sala de leitura e uma sala de vídeo, que oferecem mais opções de entretenimento e lazer ao visitante. A lateral externa, um pátio amplo e aconchegante, com plantas, bancos de pedra, mesas cobertas e iluminação têm vista privilegiada para a tradicional Igreja de Nossa Senhora da Candelária.

A Sala de Leitura da Casa França-Brasil oferece ao público um rico acervo de catálogos de arte contemporânea provenientes da livre doação de centros culturais, museus, galerias, artistas e críticos de arte. 

O mobiliário, especialmente criado pelo designer Gringo Cardia junto à ONG Spectaculu, sugere, para além de uma sala de leitura, a ocupação do espaço com atividades culturais coletivas, tornando-o também um local de participação e convivência.

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro – Rio de Janeiro

Telefone: 21 2332-5277 (Administração), 21 2332-5275 (Portaria)

Horário: De terça a domingo, das 10h às 20h

Skip to content