Caravana da Leitura e do Autor Fluminense com apoio da Lei de Incentivo à Cultura

Projeto vai capacitar professores, estimular alunos, incentivar a proximidade com escritores do Rio, além de doar mil livros para 10 bibliotecas da rede pública.

Em meio ao isolamento social proposto pela pandemia de Covid-19, um projeto literário vai fomentar o hábito da leitura e aproximar estudantes da rede pública do Rio de Janeiro dos livros e seus e autores. A Caravana da Leitura e do Autor Fluminense vai desenvolver estratégias de democratização do acesso à leitura e ao livro, além de estimular o contato com os escritores – tudo de forma remota, mas não menos acolhedoras e interativas. A live de abertura será nesta sexta-feira (4), às 19h, no canal do youtube do projeto.

A Caravana da Leitura e do Autor Fluminense ocorrerá ao longo de dois meses, com atividades direcionadas para 10 escolas municipais localizadas nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Maricá, Niterói e São Gonçalo. A ação online de circulação literária é viabilizada pela Enel Distribuição Rio e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O projeto pretende gerar impacto social atingindo aproximadamente 4 mil crianças de 7 a 14 anos, por meio de apresentações artísticas e conversas com autores fluminenses. Para democratizar o acesso e garantir acessibilidade de pessoas com deficiência às atividades, serão utilizados recursos como audiolivros, intérprete de libras nas transmissões ao vivo e materiais legendados nas atividades pré-gravadas. As 10 oficinas de formação pretendem impactar cerca de 250 professores, por meio de videoaulas, podcasts e teleconferências, estimulando o uso da literatura no processo educacional. Ao final da caravana, mil livros serão doados para bibliotecas das instituições parceiras.

– Democratizar o acesso à leitura e ao livro deveria ser a meta de todo o processo educativo. É por isso que a Caravana da Leitura e do Autor Fluminense é tão impactante. Ele faz o mínimo que deveria ser feito em todo o processo de aprendizado da criança, trabalhando o livro e a leitura da forma mais lúdica possível – explica Raimundo Moreira, um dos idealizadores do projeto.

Distribuição online de conteúdo

As atividades serão realizadas por meio de canais digitais como YouTube, Facebook e Instagram, além de sites das prefeituras dos municípios, plataforma do Projeto Escolas Criativas, plataformas Enel e site do projeto. Todo o conteúdo será acessado através de links enviados para os inscritos através do WhatsApp. Além disso, será disponibilizado material com atividades lúdicas e educativas impressas, enviados às escolas, para aquelas crianças sem acesso digital. Por fim, os conteúdos de áudio dos podcasts com os autores será transmitido nas rádios dos municípios participantes.

A formação dos professores terá duração de 4 horas, entre aula pré-gravada e aula ao vivo para tirar dúvidas através do Google Meet. Também serão disponibilizadas quatro oficinas de Ilustração e quatro de narrativa teatralizada, que entre outras plataformas, serão disponibilizadas nos portais educacionais de cada município.

Autores fluminenses nas escolas do Rio

As conversas com os autores acontecerão por meio de lives que serão transmitidas nas diversas plataformas digitais. Augusto Pessôa, Lucia Fidalgo, Júlio Emílio Braz e Bia Bedran, estão entre os escritores que participarão do projeto. A Caravana da Leitura e do Autor Fluminense visa contribuir com a ODS 3, 4 e 5 onde se estabelecem como prioridades uma vida saudável, educação inclusiva e de qualidade e igualdade de gênero.

Links da programação

Inscrição para Capacitação em Dinamização de livros e narrativa para infância clique aqui.