fbpx

Caerj lança 8ª edição do Atitude Carioca


No próximo dia 20 de junho, será lançada oficialmente a 8ª edição do Prêmio Atitude Carioca 2022 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, uma realização da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj) com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Concorrem ao Prêmio, empresas, instituições, personalidades e pessoas comuns que implementaram ações de fomento ao crescimento sustentável do estado.

“O prêmio Atitude Carioca tem se tornado cada vez mais tradicional no Rio de Janeiro. E poder apoiar este evento, ainda mais neste momento de retomada das atividades em todo o estado, ressalta o papel da Secretaria de incentivar atividades, projetos e pessoas que trabalham a favor da cultura e da economia criativa em território fluminense”, afirma Danielle Barros, Secretária de Cultura e Economia Criativa do RJ, que estará presente no evento.

Uma comissão interna da Caerj escolherá três finalistas em cada categoria e, posteriormente, um grupo de especialistas, chamado de Conselho de Notáveis (segue abaixo lista dos integrantes), decidirá os vencedores. Os indicados irão concorrer em 12 categorias: Empreendedor de Atitude; Quem faz Diferente; A Cara do Rio; Inovação Tecnológica; Impulsionando o Rio; Mulher de Atitude; Cidades Maravilhosas; Mãos Transformadoras; Lideranças Negras de Atitude; Orgulho LGBTQIA+; Sem Barreiras; e Destaque de Atitude do Rio de Janeiro. A última categoria é aberta ao voto popular para escolha da personalidade fluminense que deverá representar um dos setores político, empresarial, cultural, acadêmico, científico, artístico ou esportivo.

Há ainda uma categoria extra, criada esse ano para comemorar os 45 anos de fundação da Caerj: Personalidade de Atitude do Estado do Rio de Janeiro. Em comemoração ao Bicentenário da Independência, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, receberá o Troféu Francisco Cavalcante Pontes de Miranda na nova categoria. O chefe de Estado português confirmou presença na premiação que será em setembro, em data ainda a ser fechada.

“Vamos unir as celebrações, agradecer a Portugal, na pessoa do seu chefe de Estado, pelo seu papel inequívoco no desenvolvimento do Brasil e, em especial, do Rio de Janeiro. Isso é exatamente o espírito do Atitude Carioca, um prêmio mais humano e que foca pessoas”, explica Mario Scangarelli, diretor executivo da Caerj.

Conselho de Notáveis

Segue a composição do Conselho de Notáveis, especialistas responsáveis pela escolha dos vencedores do Atitude Carioca, e suas respectivas categorias:

Luis Leão – Empreendedor de Atitude
Analine Castro – Quem faz Diferente
Caio Bucker – A Cara do Rio
Maria Luiza Reis – Inovação Tecnológica
Wanderson Geremias – Lideranças Negras de Atitude
Silvia Blumberg – Impulsionando o Rio
Lindália Junqueira – Mulher de Atitude
Diego Sangermano – Cidades Maravilhosas
Claudio Nascimento – Orgulho LGBTQIA+
Heloísa Aguiar – Sem Barreiras
Danielle Barros – Mãos Transformadoras

Serviço

Lançamento 8ª Edição do Prêmio Atitude Carioca
Local: Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Data: 20 de junho
Horário: 9h30