fbpx

Sececrj disponibiliza manual para cadastro de pontos de cultura

O pedido é feito pelo site do Ministério do Turismo


A Cultura Viva é uma política pública voltada para o reconhecimento e apoio às atividades e processos culturais. Através dela, o poder público consegue mapear e cadastrar os Pontos de Cultura em todo o território nacional. Buscando facilitar este processo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) criou um manual de cadastramento, disponibilizado de forma on-line para todos os grupos e coletivos interessados.

Para realizar o cadastro, a organização precisa ter portfólio que comprove atuação no segmento cultural nos últimos dois anos (podendo não considerar os anos de pandemia), CNPJ ou CPF (em caso de coletivo cultural) e duas cartas de reconhecimento. O pedido é feito pelo site do Ministério do Turismo, através do link http://culturaviva.gov.br/.

“Essa chancela é importante para que a instituição possa participar de editais específicos para pontos de cultura, e funciona como uma comprovação de que a instituição está ativa. O processo estimula a participação social e a gestão compartilhada no campo da cultura”, explica a assessora de cultura e sociedade e gerente da rede de pontos de cultura da Sececrj, Talita Magar.

Sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, em Lumiar – Nova Friburgo / Divulgação

Resgate da valorização dos pontos de cultura

De acordo com a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, o governo do estado tem se empenhado em resgatar a valorização dos pontos de cultura em todo território fluminense.
“Entendemos o papel fundamental dos pontos de cultural na valorização da arte do território, respeitando as vocações regionais. Fizemos isso com o edital Cultura Viva RJ, que pagou mais de R8 milhões para pontos de cultura do estado e estreitamos o diálogo com o governo federal. Entendemos que com parceira vamos fortalecer esta política cultural do nosso estado”, afirmou.

Os Pontos de Cultura foram instituídos através da Lei de Política Nacional de Cultura Viva – Lei 13.018, que compreende os seguintes instrumentos: entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, grupos ou coletivos sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades.
Resgate da valorização dos pontos de cultura

Feira da Roça em Quatis / Foto: divulgação

Serviço

Link com o passo a passo: http://cultura.rj.gov.br/ponto-de-cultura/

Contatos para dúvidas:

E-mail Ministério do Turismo: culturaviva@turismo.gov.br
Telefone Ministério do Turismo: (61) 2024-2867

E-mail Sececrj: pontodecultura@cultura.rj.gov.br
Telefone Sececrj: (21) 2216-8500 (ramal 199)