Biblioteca pública do Rio de Janeiro completa 151 anos de existência

Equipamento público oferece diversos serviços e conta com acervo de mais de 170 mil livros

Com uma história centenária, cravada no coração da Cidade Maravilhosa – mais precisamente na Avenida Presidente Vargas -, a biblioteca pública, conhecida atualmente como Biblioteca Parque Estadual, completa 151 anos de existência nesta sexta-feira (15/03). O equipamento cultural, ligado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, conta com um acervo de mais de 170 mil exemplares e realiza o empréstimo de cerca de 900 livros por mês.

“É um privilégio muito grande poder trabalhar cercada por milhares de livros aqui na biblioteca. Temos um super time, que cuida para que tudo esteja pronto para receber o público de braços abertos, com um atendimento humanizado e técnico, para dar todo o suporte aos amantes da leitura”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Equipe da Biblioteca Parque Estadual

Além da parte principal, onde ficam abrigados os livros, os usuários da Biblioteca Parque também podem ter acesso à biblioteca infantil, bistrô, auditório, teatro, sala de dança, estúdio de rádio (gravação mediante agendamento) e laboratórios digitais. A Biblioteca Parque Estadual funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro, RJ.

151 anos de história

A biblioteca foi criada em 15 de março de 1873 em proposta do então presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o Tenente-Coronel Antônio Barroso Pereira, durante o governo de Dom Pedro II, na esquina da Rua Frei Caneca, se chamando então de Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro. Em 1882, na sua primeira transferência, foi para o Palácio da Prefeitura, na Praça da República, no entorno do Campo de Santana. Mais tarde foi provisoriamente transferida para a Escola Orsina da Fonseca. Depois, na mesma rua da escola, a antiga rua General Câmara, ganhou instalações próprias. Em 1891, mudou de nome para Biblioteca Municipal do Distrito Federal, com a criação do Distrito Federal após a Proclamação da República.

Em 1943, mudou-se para a recém-inaugurada Avenida Presidente Vargas, no número 1261, seu último e atual endereço. Com a mudança do Distrito Federal para Brasília, em 1960, passou a se chamar Biblioteca Estadual da Guanabara. Em 1975, com a fusão dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro, virou Biblioteca Estadual do Rio de Janeiro.

Em 1980, ganhou nova denominação: Biblioteca Estadual Celso Kelly. Mas um incêndio em 20 de janeiro de 1984 destruiu parte do prédio e do acervo da biblioteca, que continuou no mesmo endereço, em um novo edifício, inaugurado em 12 de março de 1987, refletindo a visão progressista para as áreas da educação e da cultura de Darcy Ribeiro, à época vice-governador de Leonel Brizola e com a denominação de Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro. Em 1990, o espaço voltou a se chamar Biblioteca Estadual Celso Kelly.

Fechou para obras em outubro de 2008 e foi reinaugurada em 29 de março de 2014 como Biblioteca Parque Estadual, com a exposição sobre Vinicius de Moraes. Durante as obras de modernização, entre 2008 e 2014, um sítio arqueológico foi encontrado no terreno que pertencia à Igreja de São Gonçalo e Garcia e São Jorge, vizinha à biblioteca.