fbpx

Biblioteca Parque Estadual promove seminário de carnaval nesta sexta-feira

Evento será dividido em cinco mesas de debates e contará com apresentações culturais


A Biblioteca Parque Estadual, no Centro – RJ, vai reunir as principais lideranças do carnaval fluminense na próxima sexta-feira (7/7), a partir das 14h. O seminário “Samba e Carnaval: A Economia que move um Estado”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), contará com música, apresentações culturais, mesas de debates e palestras.  

“Carnaval é prioridade do Estado. Gera emprego, renda, oportunidade e movimenta a nossa economia criativa. Mais do que isso: é a nossa identidade, a nossa ancestralidade e a nossa cultura. Nos últimos anos, temos trabalhado arduamente para garantir o fomento ao Carnaval. Este processo é fruto do trabalho que temos realizado de escuta e identificação das demandas da população, e celebra a cultura rica e plural do Rio de Janeiro”, declara a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. 

Evento será realizado na Biblioteca Parque Estadual, no Centro

Além de muito samba, o encontro será marcado por rodas de conversa e troca de experiências entre os participantes. O Governo vai abordar as formas de fomento direto e indireto ao Carnaval, que já recebeu aporte de cerca de R$ 56 milhões do Estado, entre 2020 e 2023, mostrando o avanço das políticas públicas nos últimos anos, com a realização de editais inéditos para expressões culturais nunca antes premiadas, como os grupos de bate-bola.

O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, além de representantes das ligas, escolas e blocos carnavalescos, estará presente ao evento e participará da mesa de abertura.

“Queria parabenizar a Secretaria por esta iniciativa de suma importância. O samba fluminense é uma expressão artística que é Patrimônio Imaterial do Brasil, e ele move a economia do estado. Ações deste tipo, que nos ajudam a entender melhor as maneiras de como captar recursos, fortalecem ainda mais a cadeia produtiva do carnaval”

Programação – Seminário de Carnaval

14h – Apresentação Cultural

14h20 – Mesa de abertura: Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros; presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro; presidente da AESMRIO, Edson Marinho; presidente da Liga RJ, Wallace Palhares; presidente da Superliga, Pedro Silva; presidente da FICCERJ e assessor especial da Sececrj, Sergio Firmino; presidente da Comissão de Estudos e Conflitos Jurídicos do Carnaval da OAB-RJ, Dr. André Vasserstein.

14h50 – Segunda mesa: Investimento – Fomento Direto (editais), com Diana de Rose, presidente da Comissão Técnica de Editais da Sececrj

15h30 – Terceira mesa: Investimento – Fomento Indireto (Lei do ICMS), com Conceição Diniz, assessora da Lei de Incentivo

16h10 – Coffee Break

16h30 – Quarta mesa: A experiência das escolas e blocos carnavalescos com o fomento estadual, com o presidente do GRES Acadêmicos do Salgueiro; presidente do GRESM Filhos da Águia; presidente do GRES Mocidade Vicente de Carvalho, André Batista de Andrade; presidente da Sebastiana, Rita Fernandes; e presidente do Grupo de Bate-Bola Fascinação, Anderson de Souza Mangorra

17h20 – Quinta mesa: Abre Alas do Carnaval – Liesa, com o diretor cultural da Liesa, Luiz Carlos Magalhães, e com o assessor cultural da Liesa, Fernando Araújo