fbpx

Biblioteca Parque de Manguinhos reabre ao público na segunda-feira

Equipamento estadual recebe frequentadores com melhorias e programação de cursos e atividades culturais e esportivas


Cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos foi reformado para a reabertura. Crédito: Leonardo Ferraz/SECECRJ

A Biblioteca Parque de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, será reaberta ao público nesta segunda-feira (05), depois de mais de um ano fechada por conta da pandemia. Para o retorno dos frequentadores, o equipamento passou por melhorias e preparou uma programação de cursos e atividades culturais.


A reabertura da biblioteca atende a uma demanda dos moradores de Manguinhos e de bairros vizinhos, que utilizam o local para pesquisa, estudo, acesso à cultura e convivência. Durante o período em que ficou fechado, o equipamento passou por reparos e melhorias para seu funcionamento pleno. A principal novidade que o público vai encontrar é a reforma do Cineteatro Eduardo Coutinho.


O espaço receberá as principais atividades culturais programadas pela administração da biblioteca em parceria com a Associação Shalom. Serão oferecidos cursos gratuitos com temática voltada para a arte, música e atividades culturais em geral. A biblioteca também vai disponibilizar para os frequentadores aulas de balé, violino e flauta.


“A Biblioteca Parque de Manguinhos tem uma localização central para a região e sua retomada é importante para os moradores. Fizemos todo o esforço para que essa reabertura fosse também um presente para os frequentadores, que vão encontrar um espaço não só renovado como uma programação especial”, afirmou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Oficinas abertas ao público

A biblioteca também possui uma viodeoteca, em que os frequentadores podem assistir a filmes. O público pode consultar o acervo de mais de 9 mil livros nas duas salas de leitura do equipamento. O lugar também está equipado com ludoteca, sala de música e 18 computadores. Em Manguinhos, há projeto de aulas de percussão, capoeira, hip hop, ginástica funcional, jiu-jítsu e muay thay.

Programação:

Teatro: às quintas-feiras, das 18h às 21h.

Ginástica Funcional: de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, e das 18h às 21h.

Capoeira: às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h.

Jiu-Jítsu: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 18h.

Hip-Hop: às terças e quintas-feiras, das 20h às 21h30.

Muay-Thai: às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h.

Projeto Batucando: às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h.

Serviço:

Local: Av. Dom Hélder Câmara, 1.184 – Benfica.
Horário de funcionamento: das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.