fbpx

Imperator retoma atividades com público

Imperator recebe público para espetáculos com restrições


Centro Cultural João Nogueira, no Méier, abre as portas para presença restrita de espectadores, respeitando protocolo de segurança

Depois de um ano fechado, Imperator volta a receber público. Crédito: Gui Maia/SECECRJ

O Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, iniciou a realização de ativações culturais com público, com atrações da Lei Aldir Blanc. O equipamento retomou as ações culturais respeitando regras de prevenção contra a Covid-19.  Os espectadores poderão assistir já neste sábado (20) e domingo (21) à comédia “Lavou Tá Novo?”, às 15h. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. A peça é estrelada por Luciana Malcher e Joe Ribeiro.

A capacidade do teatro do Centro Cultural, que é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, é de 1300 lugares, mas só estão sendo liberadas entre 150 a 200 cadeiras para o público presencial. Por medida de segurança, a direção do lugar está mantendo o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e até algumas fileiras inteiras foram interditadas.

Para evitar risco de contaminação, o distanciamento é obrigatório desde a fila de entrada. O público tem a temperatura medida na porta do teatro e precisa higienizar as mãos com álcool em gel e passar por túnel de higienização. O uso de máscaras é obrigatório.  Há orientação na entrada e na saída para que se evite aglomerações.

Medidas preventivas incluem túnel higienizador

Os cuidados são ainda mais rigorosos com relação aos artistas e à equipe de produção, que são testados antes dos espetáculos. Os funcionários do centro cultural também seguem protocolos rígidos e quem tem contato com o público precisa usar equipamentos de proteção.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, comemora a retomada com público para ações da Aldir Blanc no Imperator.  “O Imperator cumpriu na pandemia um importante papel social de ser um ponto de apoio ao gabinete humanitário para os fazedores de cultura, com doação de alimentos, livros, cestas básicas e produtos de higiene. Também foi usado para realização de eventos com transmissões online. Agora é mais um passo na retomada das ações no Centro Cultural, neste momento com ações da Aldir Blanc, seguindo rígidos protocolos de segurança, garantindo o sustento de artistas e toda cadeia produtiva da cultura, gerando emprego, renda e oportunidade para as pessoas, conciliando arte e segurança para os que trabalham e o público”, reforçou.

Retomada do Imperator aquece economia da região

Quem também está vibrando com a volta do público são comerciantes e ambulantes que trabalham na galeria que dá acesso ao centro cultural. Carlos Alberto Seixas, dono da tabacaria Altaluc’s, diz que pelo menos 10% do público que para e olha sua vitrine acaba comprando algum produto na loja. “Agora com a proximidade do Dia das Mães, com certeza as vendas vão melhorar. Tenho um público fiel do bairro e dos arredores, mas preciso dessa movimentação do teatro para manter a loja”, conta o comerciante que trabalha com a filha e a esposa.

O pipoqueiro Francisco Carlito Alves comemora a retomada. Crédito: Gui Maia/SECECRJ

O pipoqueiro Francisco Carlito Alves também ficou feliz com a reativação. “Em dia de show, o público chegava a formar fila para comprar pipoca. Ainda vai demorar para tudo voltar ao normal, mas já fico aliviado com a volta das peças de teatro”, diz Carlito.

Próximas atrações do Imperator

Nas próximas semanas, estão previstas várias apresentações. O centro cultural recebe o show “A Voz do Dono”, com o cantor Pedro Lima nos dias 24 e 25, com o patrocínio da Lei Aldir Blanc, através de edital lançada pela SECEC. O convite à risada volta com a comédia musical “Favela”, nos dias 27 e 28. Nos dias 02, 03 e 04 de abril haverá apresentações de outra comédia: “Pão Com Ovo”, outra realização viabilizada por edital da SECEC.  A temporada se encerra com o musical “Rapsódia”, nos dias 09, 10 e 11, mais um espetáculo financiado com recursos da Lei Aldir Blanc.