fbpx

Conheça o VEM CA: aplicativo nacional de programação cultural com acessibilidades


No dia 05 de outubro, irá acontecer o evento de lançamento do app Vem CA, projeto patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, no Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro.

O aplicativo conta com acessibilidade em toda sua navegação, sendo seus sistemas operacionais todos idealizados de maneira a garantir a familiaridade dos mecanismos.

Ao todo são disponíveis para a busca doze tipos de atividades culturais e doze recursos de acessibilidade, são eles: assento acessível, audiodescrição/guia acessível, banheiro acessível, elevador/rampa, gratuidade, legenda, Libras, Libras tátil, linguagem simples, piso tátil, publicações acessíveis e visita tátil.

O aplicativo também garante o baixo consumo de dados e já esta disponível nas plataformas IOS e Android.

Claudia Werneck lança app Vem CA no Rio de Janeiro, dia 5 de outubro
Foto: Divulgação

Com o aplicativo, será possível pesquisar onde acontecerão espetáculos de teatro com intérprete de língua de sinais, decidir em quais exposições uma pessoa em cadeira de rodas pode circular com autonomia e também escolher a sessão de um filme com audiodescrição. 

A ferramenta é uma plataforma de alcance nacional, gratuita e totalmente acessível. Pessoas com e sem deficiência terão a oportunidade de saber o quê, quando, onde e com quais acessibilidades estão acontecendo as programações culturais em cidades por todo o Brasil. 

A Escola de Gente, responsável pelo desenvolvimento do app “Vem CA”, conta que o produto é desdobramento dos projetos culturais da ONG. Referência pela atuação na promoção de direitos humanos, acessibilidade e inclusão, a ONG trabalha empenhando esforços para que leis e políticas públicas se transformem em práticas cotidianas inclusivas.