fbpx

Acervo de obras do Theatro Municipal será tema de análise durante palestra

Inscrições do evento estão abertas para preenchimento de 80 vagas


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) possui um vasto acervo de obras de arte, com mais de 70 mil produções artísticas preservadas. Com o intuito de aproximar e tornar este tema mais acessível para a população fluminense, a histórica casa de cultura vai receber, no dia 31/03, a palestra “Análise técnica das obras do TMRJ: Um novo olhar”. As inscrições para participar do evento estão abertas, através de formulário on-line, para preenchimento de 80 vagas.  

A palestra tem como público-alvo instituições de fomento e pesquisa, profissionais das áreas de conservação, restauração, museologia e patrimônio, além de potenciais parceiros e interessados no desenvolvimento das metodologias de preservação do patrimônio. A apresentação do tema abordado ficará a cargo do corpo docente do IFRJ, responsável por realizar, com apoio do laboratório móvel da instituição, a análise físico-química de obras de arte do acervo do Theatro. 

Durante a abertura do evento, o IFRJ e a Fundação Teatro Municipal (FTM-RJ) vão assinar um termo de intenção de cooperação técnica para realização de ações futuras. Dentro da programação do dia, o público presente ainda vai contar com visita guiada pelas dependências do Theatro.

Vista aérea do Theatro Municipal / Foto: Leonardo Ferraz.

“Será um dia de agenda cheia, com muitas atividades no nosso Theatro Municipal, uma das construções mais importantes do estado do Rio de Janeiro. Ocupar este equipamento é de grande importância para a valorização da cultura e da história fluminense. A assinatura deste termo vai garantir que as ações não terminem nesta palestra, mas possam continuar nos próximos meses através de mais parcerias, garantindo a extensão da ciência junto à cultura”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Para a apresentação da experiência do projeto, os pesquisadores do IFRJ vão utilizar uma pintura de Eliseu Visconti, artista ítalo-brasileiro, como objeto de pesquisa. A imagem será ampliada e projetada no telão, para análise dos palestrantes e do público. O trabalho será desenvolvido com auxílio de um equipamento específico, que permite visualizar a quantidade de pigmentos distribuídos na obra. 

“É uma ótima oportunidade para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre algumas das obras de arte que o Theatro Municipal conserva em seu rico acervo. Reforçamos também a importância do desenvolvimento do trabalho conjunto entre as instituições públicas envolvidas para a preservação de nossa história e bens culturais”, explica a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

A realização é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura de Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ (IFRJ) e TMRJ, com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS).      

Sobre a análise das obras

A Unidade Móvel do Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (Liscomp) do campus Paracambi, do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, atua em projetos e análises físico-química de obras de arte.

O laboratório conta com diferentes instrumentos portáteis de análise, entre eles o mapeamento elementar, que permite fazer uma imagem de como os pigmentos estão distribuídos na obra, sendo este o único instrumento da América Latina. Atualmente, o laboratório conta com suporte financeiro do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ).

“Este evento é a consolidação do alinhamento entre a cultura e a educação, com fortalecimento da área de pesquisa aplicada. Os institutos federais possuem, em suas diretrizes, o compromisso de responder de forma direta às demandas da sociedade”, afirma o Reitor do IFRJ, Rafael Almada.

Diferentes instituições no Brasil, como os Museu Nacional do Rio de Janeiro (MNBA), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e Instituto de Criminalística Carlos Eboli da Polícia do Rio de Janeiro, já demandaram as análises de obras para o laboratório móvel do IFRJ.  

Programação

10h: Abertura com a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Reitor da IFRJ e Presidente da FTM-RJ
10:50h: Apresentação da experiência e palestra “Análise técnica das obras do TMRJ: Um novo olhar”
11h30: Abertura para perguntas do público
12h: Encerramento 
12h -14h: Pausa para almoço 
14h: Visita guiada pelo Theatro para participantes (opcional, com número limitado de vagas)

Serviço

Data: 31/03 (quinta-feira)
Horário: a partir das 10h
Local: Sala Mário Tavares – Theatro Municipal
Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 14, Centro – RJ
Palestrantes: Renato Freitas e Valter Felix
Link de inscrição: https://forms.gle/uXBycKGfmunudXYPA
Informações sobre o acervo do TMRJ: http://theatromunicipal.rj.gov.br/cedoc/
O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube