fbpx

A valorização da economia regional é o tema da Caravana Rio Criativo

As oficinas são gratuitas e serão ministradas nos dias 20, 21 e 22 de agosto, no Centro Cultural Ione Pecly, ao lado da Secretaria de Cultura de Cordeiro


Desde que foi elevado definitivamente ao patamar de município, no longínquo ano de 1943, Cordeiro já exibia sua vocação para centro de expansão e desenvolvimento. Em pouco tempo se tornou um polo agrícola e, em seguida, ganhou destaque como importante área pecuária.

Após anos de adversidade e superação em sua história, Cordeiro hoje é reconhecido por seu comércio, como importante referência nacional de moda íntima e mantém seu status na agropecuária. Anualmente a Exposição Agropecuária de Cordeiro leva milhares de pessoas à cidade movimentando a cultura e economia criativa local.

É nesse cenário de desenvolvimento que o Rio Criativo chega ao município com a Caravana Negócios Criativos: o poder local para ampliar ainda mais a vocação empreendedora do município. Nos dias 20, 21 e 22 de agosto um time de profissionais estará no Centro Cultural Ione Pecly, ao lado da Secretaria de Cultura de Cordeiro, dando oficinas noturnas e diurnas para capacitar e formar micros e pequenos empreendedores em setores da economia criativa que dialogam com a região serrana.

O objetivo é construir a marca da região serrana-norte por meio de seus atributos locais, trabalhando sua identidade cultural e dando apoio a quem deseja estruturar seus projetos em novos modelos de negócios.

Uma das missões da Caravana é ampliar a cadeia colaborativa com outros empreendedores. Do artesanato à música, passando pela moda e audiovisual, e com destaque também na gastronomia – a cidade tem uma fábrica que produz semanalmente 30 mil doces consumidos no Rio de Janeiro e São Paulo – os participantes viverão a experiência de seis oficinas mão na massa para soltar a criatividade. 

A Caravana Negócios Criativos: o poder local faz uma convocação geral aos municípios vizinhos de Cantagalo, Bom Jardim, Macuco, Friburgo, Duas Barras e a Cordeiro para, a partir desse aprendizado, contribuir para a redução do êxodo dos mais jovens promovendo inovação e cultura na região.

É fato que a economia criativa se transformou em uma das principais responsáveis por estimular a geração de renda e criação de empregos no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições para a Caravana Rio Criativo são gratuitas, assim como o curso, mas as vagas são limitadas. Serão 100 por oficina e podem ser feitas no site riocriativo.com O Rio Criativo é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi.

Suas ações de incubação e educação no ciclo 2018/2019 são operadas pelo Templo.CC. Esse programa tem como missão dar suporte a empreendedores e transformar cultura e criatividade em fios condutores de desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio do empreendedorismo, inovação e colaboração.  As atividades oferecidas pelo Rio Criativo atuam na formação, na expansão de networking e difusão dosprodutos e serviços gerados por empreendedores.

Serviço

Caravana Negócios Criativos: o poder local

Data: 20, 21 e 22 de agosto

Horário: oficinas diurnas (13h30 às 17h30) e noturnas (18h às 22h)

Local: Centro Cultural Ione Pecly, Avenida Raul Veiga 123, sobreloja (em cima da rodoviária), Centro. Ao lado da Secretaria de Cultura de Cordeiro

Inscrições: gratuitas (100 por oficina)

Assessoria de Imprensa: Honor Comunicação

Contato: Rosangela Honor  (21) 999-788530 e (21) 32591622