fbpx

MIS disponibiliza consulta a Banco de Dados com mais de 48 mil itens

Público pode acessar informações de filmes, fotografias, depoimentos e outros itens do acervo de forma virtual


Consulta à ficha de objetos tridimensionais também está na internet

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) está mais acessível para todos. Através da consulta ao Banco de Dados da instituição, a população tem disponível agora mais de 48 mil itens do museu, entre filmes, fotografias, cartazes, depoimentos, livros e outras peças. O acesso a conteúdos como o documentário “As Sete Maravilhas do Rio de Janeiro” (1934), o depoimento do músico Pixinguinha e fotografias de Augusto Malta, cujos resumos catalogados passam a ser vistos, como consulta prévia, em qualquer computador ou celular.

A partir de agora, pesquisadores e o público em geral não precisam mais ir à sede da entidade, na Lapa, na região central da capital, para saber o que está catalogado e poderão solicitar por e-mail o acesso ao conteúdo propriamente dito, através do endereço saladepesquisa@mis.rj.gov.br. A consulta ao Banco de Dados pode ser feita no próprio site da instituição (www.mis.rj.gov.br), clicando na aba “Pesquisa Online”. Para acesso aos conteúdos propriamente ditos será necessária ida presencial à instituição e solicitação oficial, em caso de utilização.

“Este é um trabalho iniciado em fevereiro de 2021, um grupo de trabalho para o desenvolvimento de um banco de dados que trouxesse a oportunidade de colocarmos para a sociedade parte do nosso conteúdo para estudo e pesquisa. Com satisfação, estamos entregando um Banco de Dados próprio e desenvolvido internamente, sem ônus nenhum para o estado do Rio de Janeiro. Agradeço o empenho de todos os servidores do MIS que se dedicaram na elaboração deste novo sistema online”,

destacou o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro.
Presidente do Mis-RJ, Cesar Ribeiro, garantiu acesso a acervo para a população.

Banco de dados acessível para todos

Os estudiosos e pesquisadores terão acesso ao acervo do setor Audiovisual com 2.292 itens, aos Depoimentos para a Posteridade com 1.086 depoentes, à Biblioteca com 7.711 livros, ao setor Textual com 37.346 itens e ao Tridimensional com 920 objetos. Em breve, o museu vai disponibilizar também acesso aos setores Iconográfico, de Partitura e Sonoro.

“O MIS dá mais um exemplo no caminho que estamos trilhando de democratizar ao máximo o acesso à Cultura. O acervo da instituição é de uma riqueza inestimável e pertence a todos os cidadãos fluminenses, que passam agora a poder consultá-lo de qualquer canto do estado. Além disso, estamos divulgando nossa memória para o mundo inteiro”,

afirma a secretária Danielle Barros.

O Banco de Dados será atualizado diariamente e seu incremento vem sendo proporcional à grandeza do museu. Como um todo, o acervo do MIS é formado por 33 coleções particulares de importantes personalidades da cultura brasileira, doadas ou adquiridas pela instituição, e não para de crescer.