Encontro de Gestores de Cultura com apoio do Estado

Secretaria de Cultura do Estado mobiliza artistas para falar de investimentos no setor em 2021

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (Sececrj) está cada vez mais perto dos artistas de todo estado. Em mobilização por todo território fluminense para falar da política de fomento e investimentos no setor, a Sececrj tem realizado uma série de encontro com gestores e fazedores de cultura. Ação já ocorreu nas regiões do Centro Sul, Baixada, Norte, Noroeste, Leste Fluminense. Nesta sexta, a secretaria fez uma grande mobilização nas Zona Norte e Oeste da Capital.

Os encontros acontecem com todos os protocolos de segurança, distanciamento social e mediante a confirmação de presença através de cadastramento prévio, como medida prevenção contra o coronavírus no estado. As cidades que receberam a ação até o momento foram Valença, Japeri, Magé, São Gonçalo, além das Zonas Norte e Oeste da capital. A previsão é que no mês de setembro a Secretaria faça o roteiro para a Costa Verde, bem como outras cidades da Baixada Fluminense e da Região dos Lagos.

São Gonçalo recebeu o encontro de gestores e fazedores de cultura da Sececrj

De acordo com a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, a aproximação da cultura fluminense é fundamental para criação de uma política de investimentos para a arte do estado.

“Fizemos uma série de encontros virtuais para debater sobre a lei Aldir Blanc e a política de investimentos da cultura do estado, mas uma demanda das cidades era a realização de encontros presenciais. Por isso iniciamos as mobilizações. Entendemos que esse tipo de debate é fundamental para que a secretaria faça os investimentos de acordo com a demanda real dos fazedores de cultura na ponta, com parceira das prefeituras e gestores”

afirmou Danielle Barros.
Encontro de gestores segue todos os protocolos de segurança e controle para evitar aglomeração

ENCONTRO COM GESTORES EXPLICA AÇÕES DA SECECRJ

O encontro com gestores e fazedores de cultura é uma reunião da equipe da Secretaria para falar da política de fomento da Secretaria de Cultura do Estado e o planejamento do uso do Fundo Estadual de Cultura para 2021. Nele é detalhado o uso do Sistema Desenvolve Cultura para inscrição de projetos, bem como o uso da política de renúncia fiscal através da Lei de Incentivo à Cultura, que só em 2021 investiu até o mês de agosto mais de R$ 25 milhões em projetos culturais diversos.

“Já lançamos o primeiro edital do ano com o uso do Fundo que foi o #CarnavalNasRedesRj, que premiou em R$ 3,8 milhões blocos, escolas de samba e agremiações e temos o desafio de lançar este ano mais editais, aliado ao compromisso de total transparência do uso dos recursos da cultura, uma Lei de Incentivo para atender o artista de todo estado e também a construção das salas de Cinema no Interior do Estado, bem como a recuperação de convênios federais e manutenção dos equipamentos culturais do estado”.

declarou Vítor Corrêa, Subesecretário de Planejamento e Gestão da Sececrj.
Subsecretário Vítor Côrrea no encontro de gestores orienta os fazedores de cultura sobre o uso do sistema Desenvolve Cultura