fbpx

Últimos dias dos Editais de Carnaval do Estado

Secretaria de Cultura orienta blocos e escolas de samba a não deixarem para a última hora para entrar


Blocos precisam ser filiados a entidades representativas para concorrer a premiação. Crédito: Fred Pontes/SECECRJ

Termina no próximo dia 25 (terça-feira), às 18h, o prazo para as inscrições nos dois editais de carnaval da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. A SECEC orienta os proponentes a não deixarem para a última hora seu registro de candidatura no sistema Desenvolve Cultura, disponível no site (www.cultura.rj.gov.br). Ao todo, serão destinados R$ 4,3 milhões para blocos e escolas de samba.


Para participar é necessário que comprove experiência cultural há dois anos e que tenha desfilado no ano de 2020. No caso dos blocos, eles precisam ser filiados a entidades representativas tanto da Capital quanto do Interior, com no mínimo 2 blocos, dependendo da categoria. O objetivo da premiação é atender a uma demanda dos grupos carnavalescos e foliões, prejudicados pelo cancelamento dos desfiles deste ano, medida tomada por conta da pandemia.


A SECEC procura, com isso, manter viva essa importante atividade cultural e fomentar a cadeia produtiva do carnaval. Como forma de gerar renda, é necessário que os projetos beneficiados destinem pelo menos 25% da verba para o pagamento dos profissionais.


“O carnaval é fundamental para o Estado. E toda sua indústria criativa movimenta o turismo, a cultura e gera emprego e renda para as pessoas. Estamos nos últimos dias do prazo de cadastramento das propostas e é fundamental que as escolas e blocos fiquem atentos aos prazos. O Estado tem feito todo esforço para prestar auxílio e apoio aos fazedores de cultura”, afirmou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.


Os projetos precisam também prever pelo menos três ações virtuais, sendo obrigatória uma apresentação musical. Entidades devem se enquadrar nas categorias disponíveis e pelas regras de distribuição das vagas do edital, 60% dos prêmios vão para organizações do Interior e 40% para a Capital.


A SECEC informa que entidades que já receberam verba da Secretaria nos últimos 12 meses, incluindo os editais da Lei Aldir Blanc, não poderão concorrer. Dúvidas podem ser esclarecidas através dos e-mails: bloconasredesrj@cultura.rj.gov.brnaodeixaosambamorrer@cultura.rj.gov.br.