Sececrj chega a 73 projetos aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) chegou a 73 projetos aprovados com patrocínio via Lei Estadual de Incentivo à Cultura em 2020. Nesta quinta (17) e sexta-feira (18), o Diário Oficial do Estado publicou mais três projetos: “Bateria Tim”, “3 Pontos” e “SerraAção Desponta”, com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões.

No total, a Sececrj investiu, via renúncia fiscal, mais de R$ 64,3 milhões. Conforme a Lei 7.035/2015, um quinto do total das aprovações é destinado ao Fundo Estadual de Cultura, para a realização de apoio ao fomento da cultura em todo o estado, como o edital Cultura Presente nas Redes, que premiou 1,5 mil projetos durante o período de isolamento social da pandemia da Covid-19.

As aprovações seguem o objetivo de regionalizar o investimento, levando o fomento à cultura para todo o estado. Dos 73 projetos com patrocínio autorizado, 57% são da capital e 43% para o interior. Desde agosto de 2020, o processo de apresentação para os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura ganhou um novo formato. Todas as informações sobre as inscrições de projeto para a Lei de Incentivo à Cultura podem ser conferidas aqui.

– Estamos chegando ao final de 2020 com esses números que chamam a atenção. São 73 projetos que foram aprovados e conseguiram patrocínios via renúncia fiscal, mesmo em um período de pandemia. Isso é muito significativo, pois garante o trabalho dos fazedores de cultura em todo o estado – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

Resumo dos projetos

SerrAção Desponta

O projeto foi estruturado com base no planejamento estratégico realizado em reuniões de consultoria com idealizadores do Polo da Zona da Mata e do SerraAção, Energisa, ISEC, profissionais de audiovisual regionais e formadores de opinião. É imprescindível estabelecer diretrizes claras de sustentabilidade e viabilidade econômica do Polo, aproximando o SerraAção dos stakeholders, promovendo a transparência e possibilitando uma estrutura de funcionamento auto suficiente, gerando múltiplos novos projetos que irão propagar seus mentores. Outro foco é a promoção de debates, palestras e exibições, nos tornando um espaço de resistência cultural, promoção e divulgação de atividades audiovisuais.

3 Pontos

O mundo mudou e o ano de 2020 está sendo marcante para toda a humanidade. A dúvida é constante e junto com ela a curiosidade de como está sendo o dia a dia de cada um de nós, transformado pela chegada de uma pandemia. Um momento que ficará para a história, e parte dessa história será contada através do documentário “3 PONTOS”. Um longa-metragem com 90 minutos que trará para o espectador o olhar de 12 jogadores e o técnico de um time de basquete de alta performance sobre sua nova rotina de treinos, os novo protocolos, as novas emoções e motivações que fazem com que sigam em frente em busca de um sonho, o de ganhar os principais campeonatos de basquete da temporada 2020/2021.

Projeto Bateria Tim

Manutenção do programa de educação musical da Bateria TIM composta por crianças e jovens portadores de necessidades especiais. O objetivo é proporcionar a continuidade do ensino de música para 50 jovens durante 12 meses de mar/21 a fev/22 (férias em jul e dez) no Centro da Música Carioca Artur da Távola, 2 ensaios abertos, 1 apresentação pré-carnavalesca e 1 evento de finalização das atividades.