fbpx

Cinema da Cidade: Sececrj faz vistoria técnica em Cordeiro e Bom Jardim  


O “Cinema da Cidade” vai ganhando forma no estado do Rio. Nesta semana, a equipe da Secretaria de Estado de Cultura e Economia do Rio (Sececrj) realizou visitas técnicas às obras do complexo de cinemas em Cordeiro e também no antigo cinema de Bom Jardim, que será reformado pelo programa. Além disso, nesta quinta-feira (1), foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio, a licitação para a construção do espaço em São Fidélis.

O projeto é idealizado pela Sececrj e Ancine e terá investimento total de mais de R$ 18,750 milhões, dividido entre os Governos Federal e Estadual. A verba já estava liberada antes do início da pandemia da Covid-19. São Pedro da Aldeia e Miracema também vão receber complexos de cinema. Em Cordeiro, o serviço está aproximadamente 50% concluído. A expectativa é que nos próximos 15 dias seja realizada a concretagem da laje do complexo.

– Retomamos a obra em Cordeiro em junho e o serviço segue dentro do esperado com quase metade concluído. Temos equipes trabalhando na obra do complexo de cinema, seguindo todos os protocolos de segurança da covid-19 para entregar esta obra o mais rápido possível aos moradores – explica Paulo Almeida, coordenador de Engenharia e Arquitetura da Sececrj.

Foto: Fred Pontes

VISITA TÉCNICA EM BOM JARDIM

Em Bom Jardim, a visita técnica identificou pontos que necessitam passar por reforma no antigo cinema, que tem capacidade para 350 pessoas. Inaugurado na década de 1950, a edificação terá a inserção de acessibilidade, sistema de ar-condicionado, ajustes preventivos/corretivos em toda a instalação elétrica e modernização dos equipamentos de audiovisual.

– Quando falamos que a cultura é para todos é pensando em cada município do estado, em todas as regiões. O Cinema na Cidade é um dos projetos que estamos executando pensando na democratização do acesso à cultura – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

Localizado no Norte Fluminense, São Fidélis tem 38.669 habitantes (segundo o IBGE) e voltará a ter cinema depois de décadas. O terreno fica na área central, com fácil acesso. Os detalhes da publicação da licitação podem ser conferidos neste link (DO).

Projeto no estado do Rio

O Cinema da Cidade – que integra o Programa Cinema Perto de Você – vai levar complexos de exibição de filmes em municípios de pequeno e médio porte (entre 20 mil e 100 mil habitantes) que não contam com salas de cinema comerciais. Cada complexo exibidor terá duas salas com capacidade total para 168 lugares – em Bom Jardim, a sala tradicional da cidade será reformada. Com isso, o setor audiovisual também vai movimentar a economia local com previsão da geração de pelo menos 300 empregos diretos e indiretos, com uma plateia de 80 mil espectadores por ano.