fbpx

Gastronomia afro-brasileira será apresentada no projeto Giro no RJ 


A “África no Rio: A gastronomia Afro e suas influências na Cultura e Economia Criativa” será o tema da próxima live do Giro no RJ – 92 municípios na terça-feira (29), às 19h, nas páginas do Facebook e Youtube da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj). Como novidade, o debate vai contar com duas vencedoras do edital Cultura Presente nas Redes, lançado pela Sececrj durante a pandemia da Covid-19. A gestora cultural Márcia Fernandes e a coordenadora de Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras e Saúde, Mãe Nilce foram contempladas no segmento da gastronomia. 

Completam a live apresentada pela assessora especial da Sececrj Silvia Blumberg, o Babalawô Ivanir dos Santos; a atriz Kizi Vaz; e o cantor, compositor e sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz. Na lista da influência africana no Rio e no Brasil, estão temperos e iguarias como acarajé, vatapá, caruru, angu e pamonha, por exemplo. Além de apresentar os pratos, o projeto também vai comentar sobre como essa culinária pode ser um instrumento para fomentar a economia de restaurantes e movimentar a economia local. 

– Estamos apresentando diversos segmentos da cultura e da economia criativa do Rio neste projeto. E a gastronomia está incluída nesse processo, sendo um segmento muito importante para a economia estadual. Os convidados da live vão exemplificar essa importância – disse Silvia Blumberg, idealizadora do Giro no RJ – 92 municípios em ação!

Durante a pandemia da Covid-19, o projeto está sendo realizado em lives nas plataformas digitais. Nos programas anteriores, foram discutidos temas como a cadeia produtiva da pesca e sua ligação com a cultura e as economias criativa e circular em todo o estado; o cultivo das flores; e as frutas da Região Serrana e os seus derivados. 

Serviço
Projeto Giro no RJ – 92 municípios
Onde: Youtube e Facebook da Sececrj
Quando: Terça-feira, 29 de setembro, às 19h