Sececrj apoia o movimento #JuntosPeloCinema

Comitiva do Estado acompanha sessão de cinema com novo protocolo

Os telões voltarão a exibir filmes no estado com segurança para espectadores e trabalhadores no período de reabertura da economia. Importante segmento cultural do Rio de Janeiro, os cinemas estão autorizados a funcionar, seguindo um rigoroso protocolo de saúde confeccionado em parceria do movimento Juntos Pelo Cinema com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), Secretaria de Estado de Saúde, RioFilme, Sindicato dos Exibidores e aprovado pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. Na última segunda-feira (24) a Comitiva do Estado vistoriou os protocolos aprovados na prática, em um cinema da Zona Sul do Rio.

Amparados pela ciência e após uma discussão dos profissionais da área cultural, as normas garantem a capacidade máxima de 40% das salas, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, higienização constante, além do distanciamento social. Participaram da visita a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros; a secretária Extraordinária de Ações Integradas da Covid-19, Flávia Barbosa; o presidente do Sindicato dos Exibidores do Rio de Janeiro, Gilberto Leal; e a representante do movimento Juntos pelo Cinema, Patrícia Cotta.

– Estamos acompanhando a retomada da economia em diversos setores e a cultura está preparada para sua reabertura, com responsabilidade, segurança e respeito às normas. O segmento também é muito importante para a economia, gerando empregos e receita para o estado. Com muito diálogo, estamos analisando a reabertura de todos os setores da cultura – disse Danielle Barros.

O Estado do Rio possui 381 salas de cinema, divididas em 90 cinemas, com um setor que emprega mais de 5 mil pessoas. O setor é considerado fundamental para a economia do país, que gera mais de R$ 25 bilhões de receita e quase 1% do PIB nacional. Vale ressaltar que o decreto publicado na última semana têm caráter de recomendação e são instrumentos autorizativos para que as prefeituras dos 92 municípios do estado possam também autorizar as atividades econômicas determinadas.

– Nós fiscalizamos os protocolos sanitários e de vigilância sanitária adotados que estavam no papel, fruto de reuniões e construídos de forma coletiva, pensando em cada etapa e agora sendo colocados na prática. Todas as considerações feitas, pensando no cuidado do retorno do cinema de forma segura, com rígidos protocolos adotados – afirma Flavia Barbosa.