Após um início animador na capital e na Região Metropolitana, o cinema e shows em drive-in estão chegando no interior do estado. Neste período de flexibilização do isolamento social contra o coronavírus, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) continua prestando apoio técnico para a emissão de laudos de segurança, além de dialogar com o setor e demais autoridades. Neste sábado (11), Barra do Piraí, no Sul Fluminense, recebe o primeiro show neste formato, do ex-Barão Vermelho Rodrigo Santos e de outras bandas de rock.
Por causa do fechamento dos cinemas, teatros e casas de shows, o drive-in voltou ao cenário carioca, depois do sucesso entre as décadas de 1960 e 80. Atualmente, há dois estabelecimentos desse tipo em funcionamento – Barra da Tijuca e Niterói – e um terceiro que inaugura nesta sexta-feira (10), também na Barra. Na próxima semana, será a vez da Lagoa. Além de Barra do Piraí, há projetos prontos para aprovação de protocolos e liberação em Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Petrópolis e Angra dos Reis estão dependendo da aprovação das prefeituras locais.
– Apoiamos institucionalmente a promoção de eventos neste formato drive-in, passando pela liberação de protocolos junto aos órgãos de saúde, prefeituras e Corpo de Bombeiros e até mesmo curadoria na programação destes espaços – disse Rodrigo de Castro, subsecretário de Eventos e Relações Institucionais da Sececrj.
As medidas para o início da retomada das atividades culturais em todo o estado do Rio de Janeiro foram incluídas no decreto de reabertura gradual da economia publicado em junho. O texto autorizou a realização das produções em formato de drive-in, com os clientes dentro de veículos, sem aglomeração e respeitando todos os protocolos sanitários.
– Todos os setores da cultura foram atingidos pela pandemia da Covid-19. Por isso, começamos a dialogar desde o início com os fazedores de cultura de todo o estado para tratar do assunto. Desde junho, está autorizado esse tipo de evento em drive-in e acompanhamos para saber se as medidas de segurança estão sendo tomadas – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.
Informações sobre o evento em Barra do Piraí podem ser obtidas pelos telefones (whatsapp) (24) 981167205 ou (24) 992381144.