O eMuseu do Esporte inicia suas exposições temporárias neste mês, registrando a memória do esporte e seu legado
A história do esporte brasileiro reunida em um museu virtual. Com essa proposta, o eMuseu do Esporte inicia suas exposições temporárias neste mês, registrando a memória do esporte e seu legado. O material terá as suas exibições eletrônicas no site, onde também é possível a participação da sociedade através da construção colaborativa de acervo. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa oferece apoio técnico ao eMuseu, através da Superintendência de Museus e também do Sistema Estadual de Museus.
No próximo domingo, dia 19, o eMuseu do Esporte vai abrir a sua primeira exposição: Ciência x Mitos – Lições da Copa de 1970 de futebol para o atual momento vivido. A curadoria será do professor Lamartine DaCosta, que é um dos idealizadores do projeto ao lado da também professora Bianca Gama. No dia 26 de abril, o eMuseu do Esporte terá a sua primeira exposição temporária colaborativa.
Para participar da exposição, todos podem compartilhar os seus acervos no site da instituição. São recebidos diversos tipos de materiais, como fotos, vídeos, documentos, entre outros. As informações serão recebidas até o dia 20, quando encerra o prazo para a seleção das melhores histórias que serão divulgadas, já que para essa amostra terá um número limitado de expositores!
O eMuseu do Esporte também possuirá 8 galerias virtuais permanentes, as quais serão lançadas em junho, contando com a participação de 8 colecionadores, dentre os quais, entidades esportivas. As galerias contarão com um tour virtual com exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando aos visitantes terem experiências imersivas.
O eMuseu do Esporte é uma realização da empresa Gama Assessoria juntamente com a UERJ através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS) com Patrocínio da Empresa ENEL, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.