fbpx

Patrocinado pela SECEC e Ampla Energia, Festival do Rio supera falta de verba e chega à 21ª edição

Ao longo de 11 dias, serão exibidos 160 filmes em 15 cinemas da cidade com uma programação bem diversificada


O Festival do Rio chega este ano em dezembro, graças ao apoio de muitos colaboradores, apoiadores, produtores e ao patrocínio da Ampla Energia e Serviços S.A e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa que através da Lei de Incentivo investiu R$700.000,00 do total de R$6.179.302,38.

O Festival vai exibir, de 09 a 19 de dezembro, filmes de longa, curta, documentários e ficção, nacionais e internacionais, além de espaço para debates e reflexões sobre tendências e o futuro da cinematografia brasileira.

A programação segue a sua tradição e garante à cidade e ao seu público fiel uma seleção compacta de cerca de 100 filmes estrangeiros, com os grandes highlights do ano e os filmes mais esperados da próxima temporada. E ainda uma enorme janela das produções brasileiras na Première Brasil. A expectativa é reunir um público estimado de 120 mil pessoas.

Arturo Ripstein, Ken Loach, Terrence Mallick, Serge Losnitza, Lav Diaz, Clint Eastwood, Celine Schiamma, Jim Jarmusch, Christoph Honoré, Abel Ferrara, Ira Sachs, Marco Bellocchio, os irmãos Dardenne, Pedro Costa, Xavier Dolan, Werner Herzog, Marielle Heller, Robert Eggers, Alain Cavalier, e muitos outros têm encontro marcado com os visitantes do festival ao longo de 11 dias em 15 cinemas da cidade.

O público vai ter a oportunidade de conferir os filmes premiados, os mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates, sessões especiais, palestras e oficinas no RioMarket, área de mercado audiovisual do Festival do Rio que vai promover a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas conceituadas da área, proporcionando oportunidades para o setor.

O Festival do Rio abre sua 21ª edição com o aguardado Mulheres Adoráveis (Litte Women), de Greta Gerwig dia 9, no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. Forte candidado ao Oscar, a história acompanha a vida das irmãs March enquanto caminham para a vida adulta sem a presença do pai, que luta na Guerra Civil Americana.

Nos grandes destaques, com sessões únicas, o elogiado O Escândalo (Bombshell) de Jay Roach, com Charlize Theron, Nicole Kidman, sobre as acusações de abuso sexual movidas contra Roger Ailes, da Fox News. E a comédia vencedora do Festival de Toronto, Jojo Rabbit, de Taika Waititi, com Scarlett Johansson, sobre o garotinho que tem Hitler como amigo imaginário.

Serão exibidas as mais recentes produções de diretores consagrados e premiados como Você Não Estava Aqui (Sorry We Missed You), de Ken Loach, Uma Vida Oculta (A Hidden Life), de Terrence Malick, O Caso Richard Jewell (Richard Jewell), de Clint Eastwood, Os Mortos Não Morrem (The Dead Don’t Die), de Jim Jarmusch, Tommaso, de Abel Ferrara, Quarto 212 (On a Magical Night), de Christopher Honoré, Frankie de Ira Sachs, com Isabelle Huppert, Judy, de Rupert Goold, com Renée Zellweger, A Interrupção (The Halt), de Lav Diaz, Matthias & Maxime, de Xavier Dolan, Um Lindo Dia na Vizinhança (A Beautiful Day in the Neighborhood), de Marielle Heller, com Tom Hanks, O Traidor, de Marco Bellocchio, Family Romance, de Werner Herzog, Vitalina Varela e No Quarto de Vanda, de Pedro Costa, O Jovem Ahmed, de Jean-Pierre e Luc Dardenne, entre outros.

A seleção conta com:

  • Grandes documentários, como State Funeral (State Funeral), de Sergei Loznitsa, Vivendo e sabendo que se está vivo (Être vivant et le savoir), de Alain Cavalier, Amazing Grace (Amazing Grace), de Alan Elliott, Sydney Pollack, Diego Maradona (Diego Maradona), de Asif Kapadia, Nômade: seguindo os passos de Bruce Chatwin (Nomad: In the Footsteps of Bruce Chatwin), de Werner Herzog, Cidadão K (Citizen K), de Alex Gibney, Toni Morrison: as muitas que eu sou (Toni Morrison: The Pieces I Am), de Timothy Greenfield-Sanders, Fotografando a Máfia (Shooting the Mafia), de Kim Longinotto, Aquarela (Aquarela), de Victor Kossakovsky;
  • Aposta em descobertas, como Honey Boy (Honey Boy), de Alma Har’el, Os miseráveis (Les misérables), de Ladj Ly, O que arde (O que arde), de Oliver Laxe, Uma mulher alta (Dylda), de Kantemir Balagov, E então nós dançamos (And Then We Danced), de Levan Akin, Technoboss (Technoboss), de João Nicolau, A virgem de agosto (La virgen de agosto), de Jonás Trueba, Sibyl (Sibyl), de Justine Triet, Martin Eden (Martin Eden), de Pietro Marcello, O verão de Adam (Adam), de Rhys Ernst, The Climb (The Climb), de Michael Covino, Campo (Campo), de Tiago Hespanha, System Crasher (Systemsprenger), de Nora Fingscheidt;
  • Sucessos de diversos festivais, como: Retrato de uma jovem em chamas (Portrait de la jeune fille en feu), de Céline Sciamma, Zombi Child (Zombi Child), de Bertrand Bonello, O farol (The Lighthouse), de Robert Eggers, O tempo com você (Tenki no ko), de Makoto Shinkai, O paraíso deve ser aqui (It Must Be Heaven), de Elia Suleiman, Family Romance, LTDA (Family Romance, LLC), de Werner Herzog, A interrupção (Ang hupa), de Lav Diaz, Little Joe (Little Joe), de Jessica Hausner, Synonymes (Synonymes), de Nadav Lapid, Judy (Judy), de Rupert Goold, Wasp Network (Wasp Network), de Olivier Assayas, Late Night (Late Night), de Nisha Ganatra, Deus existe e seu nome é Petúnia (Gospod postoi, imeto i’ e Petrunija), de Teona Strugar Mitevska e mais.

Os fãs de Star Wars não ficam de fora e o Festival do Rio exibirá os dois últimos episódios da saga espacial, dos Star Wars: O despertar da força e Star Wars: Os últimos Jedi, em colaboração com os inúmeros fãs do Conselho Jedi). E vai junto com a estreia de Star Wars: A ascensão Skywalker.

O clássico Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo, primeiro filme restaurado pelo CPCB – Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro tem uma sessão única na Cinemateca do MAM, que conta com painel sobre restauração após a exibição.

O encontro do público com diretores, atores e produtores da Première Brasil acontecem no Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Estação NET Rio, e na Cinemateca do MAM. O Rio Othon Palace será a sede oficial do RioMarket, área de seminários e negócios do Festival.

Os cinemas Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Estação NET Gávea, Estação NET Ipanema, Estação NET Botafogo, Estação NET Rio, Roxy, Kinoplex São Luiz, Kinoplex Tijuca, Cinemateca do MAM, IMS – Instituto Moreira Salles e Reserva Cultural em Niterói integram o Circuito do Festival do Rio.

Informações e inscrições para o RioMarket: www.riomarket.com.br

A programação de filmes, debates e outros eventos, breve será anunciada no site do Festival.

Lista de filmes e mostras desta edição:

PANORAMA

O Escândalo (Bombshell), de Jay Roach
Você não estava aqui (Sorry We Missed You), de Ken Loach
Jojo Rabbit (Jojo Rabbit), de Taika Waititi
Judy (Judy), de Rupert Goold
Uma mulher extraordinária (Nur eine Frau), de Sherry Hormann
Frankie (Frankie), de Ira Sachs
Diego Maradona (Diego Maradona), de Asif Kapadia
O jovem Ahmed (Le jeune Ahmed), de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Wasp Network (Wasp Network), de Olivier Assayas
Uma vida oculta (A Hidden Life), de Terrence Malick
O caso Richard Jewell (Richard Jewell), de Clint Eastwood
Luta por justiça (Just Mercy), de Destin Daniel Cretton
Nômade: seguindo os passos de Bruce Chatwin (Nomad: In the Footsteps of Bruce Chatwin), de Werner Herzog
Family Romance, LTDA (Family Romance, LLC), de Werner Herzog
State Funeral (State Funeral), de Sergei Loznitsa
A interrupção (Ang hupa), de Lav Diaz
Tommaso (Tommaso), de Abel Ferrara
Matthias & Maxime (Matthias et Maxime), de Xavier Dolan
Um lindo dia na vizinhança (A Beautiful Day in the Neighborhood), de Marielle Heller
Late Night (Late Night), de Nisha Ganatra
Honey Boy (Honey Boy), de Alma Har’el
O farol (The Lighthouse), de Robert Eggers
O paraíso deve ser aqui (It Must Be Heaven), de Elia Suleiman
Quarto 212 (Chambre 212), de Christophe Honoré
Retrato de uma jovem em chamas (Portrait de la jeune fille en feu), de Céline Sciamma
Os miseráveis (Les misérables), de Ladj Ly
Synonymes (Synonymes), de Nadav Lapid
Technoboss (Technoboss), de João Nicolau
Vivendo e sabendo que se está vivo (Être vivant et le savoir), de Alain Cavalier
Sibyl (Sibyl), de Justine Triet
Martin Eden (Martin Eden), de Pietro Marcello
Zombi Child (Zombi Child), de Bertrand Bonello
Vitalina Varela (Vitalina Varela), de Pedro Costa
Antologia da cidade fantasma (Répertoire des villes disparues), de Denis Côté
Little Joe (Little Joe), de Jessica Hausner
Doidos de Pedra, de Luiz Eduardo Ozório
Família de Axé, de Tetê Moraes
A virgem de agosto (La virgen de agosto), de Jonás Trueba
A batalha das correntes (The Current War), de Alfonso Gomez-Rejon
Doce entardecer na Toscana (Dolce Fine Giornata), de Jacek Borcuch
Deus existe e seu nome é Petúnia (Gospod postoi, imeto i’ e Petrunija), de Teona Strugar Mitevska
Mentira nada inocente (White Lie), de Yonah Lewis, Calvin Thomas
O último amor de Casanova (Dernier amour), de Benoît Jacquot
O chão sob meus pés (Der Boden unter den Füßen), de Marie Kreutzer
Persona non grata, de Roschdy Zem
A garota da pulseira (La fille au bracelet), de Stéphane Demoustier
Os olhos de Cabul (Les hirondelles de Kaboul), de Zabou Breitman, Eléa Gobbé-Mévellec
Madre (Madre), de Rodrigo Sorogoyen
Testemunha invisível (Il testimone invisibile), de Stefano Mordini
Aspromonte – terra dos esquecidos (Aspromonte – La terra degli ultimi), de Mimmo Calopresti
Skin (Skin), de Guy Nattiv
Amundsen, o explorador (Amundsen) de Espen Sandberg

APRESENTAÇÕES ESPECIAIS

No quarto de Vanda (In Vanda’s Room), de Pedro Costa

Hienas (Hyenes), de Djibril Diop Mambéty
Touki Bouki, de Djibril Diop Mambety

Star Wars – A ascensão Skywalker Star Wars: The Rise of Skywalker, de J.J. Abrams
Star Wars: O despertar da força, de J.J. Abrams
Star Wars, Os Últimos Jedi, de Rian Johnson

EXPECTATIVA 2019

Uma mulher alta (Dylda), de Kantemir Balagov
E então nós dançamos (And Then We Danced), de Levan Akin
O primeiro adeus (Di yi ci de li bie), de Lina Wang
O verão de Adam (Adam), de Rhys Ernst
Cem quilos de estrelas (100 kilos d’étoiles), de Marie-Sophie Chambon
The Climb (The Climb), de Michael Covino
O que arde (O que arde), de Oliver Laxe
Viver para cantar (Huo zhe chang zhe), de Johnny Ma
A vida de Alice (Alice), de Josephine Mackerras
Espírito vivente (Vif-argent) de Stéphane Batut
Campo (Campo), de Tiago Hespanha
Nós duas (Deux), de Filippo Meneghetti
Cicatrizes (Savovi), de Miroslav Terzic
Son-Mother (Pesar-Madar), de Mahnaz Mohammadi
System Crasher (Systemsprenger), de Nora Fingscheidt
Pequenas mentiras francesas (On ment toujours à ceux qu’on aime), de Sandrine Dumas
Alva (Alva), de Ico Costa
Os tradutores (Les traducteurs), de Régis Roinsard
Em boas mãos (Pupille), de Jeanne Herry
Baikonur, Terra, (Bajkonur, Terra), de Andrea Sorini
O que vão dizer (Hva vil folk si), de Iram Haq
Uma janela para o mar (Una ventana al mar), de Miguel Ángel Jiménez
Aqueles que ficaram (Akik maradtak), de Barnabás Tóth

PREMIÈRE LATINA

O diabo entre as pernas (El Diablo entre las Piernas), de Arturo Ripstein
Litigante (Litigante), de Franco Lolli
Vida de doleiro (Así Habló el Cambista), de Federico Veiroj
Mão de obra (Mano de obra), de David Zonana
Canção sem nome (Canción Sin Nombre), de Melina León
La Arrancada (La Arrancada), de Aldemar Matias
Nona – se me molham eu os queimo (Nona. Si me mojan, yo los quemo), de Camila José Donoso
Alelí (Alelí), de Leticia Jorge Romero
Breve história do planeta verde (Breve historia del planeta verde), de Santiago Loza
Terra das cinzas (Ceniza Negra), de Sofía Quirós Ubeda
Poetas do Céu (Poetas del Cielo), de Emilio Maillé
Aos Olhos de Ernesto (Aos Olhos de Ernesto), de Ana Luiza Azevedo

MIDNIGHT MOVIES

Lemebel, um artista contra a ditadura chilena (Lemebel), de Joanna Reposi Garibaldi
Fotografando a Máfia (Shooting the Mafia), de Kim Longinotto
Os mortos não morrem (The Dead Don’t Die), de Jim Jarmusch
Primeiro amor (Hatsukoi), de Takashi Miike
O lago do ganso selvagem (Nan Fang Che Zhan De Ju Hui, de Diao Yinan
The Capote Tapes (The Capote Tapes), de Ebs Burnough
The Kingmaker (The Kingmaker), de Lauren Greenfield
Memory – as origens de Alien, o 8º passageiro (Memory: The Origins of Alien), de Alexandre O. Philippe
A jaqueta de couro de cervo (Le Daim), de Quentin Dupieux
The Lodge (The Lodge), de Veronika Franz, Severin Fiala
Aquarela (Aquarela), de Victor Kossakovsky
Pelican Blood (Pelikanblut), de Katrin Gebbe
A hora da sua morte (Countdown), de Justin Dec
O filme do Bruno Aleixo (O Filme do Bruno Aleixo), de João Moreira, Pedro Santo
Amazing Grace (Amazing Grace), de Alan Elliott, Sydney Pollack
O tempo com você (Tenki no ko), deMakoto Shinkai

ITINERÁRIOS ÚNICOS

Cidadão K (Citizen K), de Alex Gibney
O desaparecimento de minha mãe (Storia di B, a scomparsa di mia madre), de Beniamino Barrese
O que ela disse: as críticas de Pauline Kael (What She Said: The Art of Pauline Kael), de Rob Garver
XY Chelsea (XY Chelsea), de Tim Travers Hawkins
Toni Morrison: as muitas que eu sou (Toni Morrison: The Pieces I Am), de Timothy Greenfield-Sanders
Cunningham (Cunningham), de Alla Kovgan
Sean Scully e a arte de tudo (Unstoppable: Sean Scully and the Art of Everything), de Nick Willing
O capital no século XXI (Capital in the Twenty-First Century), de Justin Pemberton

FESTIVAL DO RIO de 9 a 19 de dezembro

Sobre o Festival do Rio

O Festival do Rio considerado o maior da América Latina. Desde sua criação, foram exibidos 7 mil longas, incluindo filmes recém-premiados em festivais e mostras internacionais como Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou mais de 7 mil profissionais para o mercado audiovisual e de eventos. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a Premiére Brasil, os filmes nacionais compõem parte importante do festival, que é a maior vitrine da cinematografia brasileira.

Para mais informações:
Cláudia Belém – claudia.belem@atomicalab.com.br
Gabriella Lopes – gabriella.lopes@atomicalab.com.br
Liliam Hargreaves – formigas@uol.com.br