Lançamento da 3ª edição do “LER — Salão Carioca do Livro” lota Theatro Municipal
Neste sábado, o Theatro Municipal, teve seus mais de 2 mil lugares ocupados para uma programação diferente: o lançamento da 3ª edição do “LER — Salão Carioca do Livro”, tendo como atração principal o historiador e escritor israelense Yuval Noah Harari, autor dos best-sellers “Sapiens: Uma breve história da humanidade” e “21 lições para o século 21” e uma celebridade do pensamento contemporâneo. Uma das exigências do escritor foi que a produção distribuísse mil ingressos gratuitos a professores. Pedido aceito.
O ator Thiago Lacerda foi o mestre de cerimônias, e participa do evento desde a primeira edição, seja visitando ou em mesas de bate-papo e leituras. Na sequência, Julio Silveira, curador geral da LER, apresentou o grupo de organizadores e chamou a atenção ao valor dos professores — muitos aplausos.
Em seguida, uma espécie de sala de estar foi montada no palco com um imenso telão ao fundo, para a conversa com Yuval mediada por Ronaldo Lemos (advogado, professor, pesquisador, grande admirador e divulgador da obra de Harari) e Adriana Carranca (escritora e especialista em cobertura internacional).
Em pauta, os temas de seu trabalho, como o impacto da inteligência artificial no futuro da humanidade, entre outros. Na última parte, a plateia interagiu com o autor fazendo perguntas sobre seu trabalho e previsões de futuro.
A LER acontece de 20 a 24 de novembro, na Biblioteca Parque Estadual e no Campo de Santana, espaço que vai ser totalmente revitalizado para receber o festival, com oficinas, debates, saraus, contações de histórias, exposições, shows e atividades multiculturais.