Evento que comemora os 182 anos da cidade é patrocinado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura
Por SECEC-RJ em 22/10/2019
Piraí recebeu neste fim de semana mais uma edição do tradicional Piraí Fest, evento de valorização da arte através da cultura e da gastronomia. A festa, patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, aconteceu de sexta-feira (18) a domingo (20), entre as três principais praças no Centro da cidade.
São espaços com palcos para interações com o público, seja com shows ou aulas de gastronomia, além de tendas e quiosques que formam uma grande praça de alimentação pelas ruas.
Este ano, o tema do Piraí Fest foi “Mistura Perfeita”. Segundo a organização, a ideia é trazer referências de fora para inspirar a produção local com novas ideias de receitas com o peixe da espécie tilápia e a noz macadâmia, dois ingredientes importantes para a economia do município.
Durante os três dias de evento, nas tendas e quiosques que formam a praça de alimentação, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer receitas que utilizam a tilápia e macadâmia como protagonistas.
Foram oferecidas aulas gratuitas de gastronomia, uma delas com a chef Kátia Barbosa, única mulher no time de jurados do reality show “Mestre do Sabor”. Os alunos puderam provar os pratos que são feitos durante as aulas.
Shows de artistas nacionais, regionais e locais aconteceram em dois palcos: o Cultural e o Prata da Casa. As principais atrações foram Cristina Braga, Babu Santana e Sandra de Sá.
Chefs convidados pela organização foram desafiados a criar receitas tendo como base a tilápia e a macadâmia. Em um restaurante na Praça da Preguiça, um menu degustação, com entrada, prato principal e sobremesa, foi oferecido ao público por R$ 45, valor muito abaixo do que normalmente é cobrado.
Outra atração do Piraí Fest foi um concurso gastronômico para escolher as melhores receitas da cidade nas categorias petisco, entrada, prato principal e sobremesa. Durante todo o sábado, um júri especializado, que contou com a Superintendente de Lei de Incentivo da SECEC, Conceição Diniz, visitou bares, hotéis e restaurantes para experimentar os pratos feitos de tilápia e macadâmia.