fbpx

O futuro da música é o tema da maratona do Rio Criativo no Rio de Janeiro

Inscrições são gratuitas e limitadas pelo site riocriativo.com


São quatro noites que prometem muita discussão sobre O Futuro da Música. De 20 a 23 de maio (segunda a quinta), o Rio Criativo apresenta mais uma Maratona, dessa vez na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. São quatro oficinas mão na massa para a área. Profissionais inovadores vão ajudar a conhecer melhor a cadeia produtiva da música, com seus processos, produtos e serviços, e torná-la de fato um negócio interessante e visível para o público-alvo.

As oficinas

Para as oficinas foram convidados experientes profissionais que conseguiram, de fato, inovar em seus negócios. Na noite do dia 20, Arthur Marques, gerente artístico da distribuidora digital de música Altafonte, fala sobre as tendências da música na era digital. Álbuns já são produzidos por softwares com inteligência artificial e videoclipes feitos em realidade virtual. Concertos holográficos também são realidade e fica impossível ignorar as novas formas.

No 21/5, é a vez de discutir estratégia e planejamento de negócios, quando o participante vai entender sua proposta de valor e aprender a modelar seu negócio de forma ágil. Para a facilitação foi convidado Djoser Botelho, produtor, articulador e parceiro de dezenas de grupos e bandas aclamadas da cena atual da música brasileira.

No dia 22, o assunto é sound, music e artistic branding, ensinando a definir um posicionamento e ideias em um DNA musical personalizado. Para a oficina foi convocado David Bessler, premiado redator publicitário, compositor e produtor de dezenas de trilhas e sound branding famosos.

A maratona fecha na noite de 23 de maio, tratando do marketing para artistas e eventos. Como atrair os fãs e engajar seu público? A estruturação básica de uma campanha de marketing musical será apresentada por Mariana Naegeli, especializada em Empreendedorismo e Digital Marketing Analytics pelo MIT Sloan Executive Education e que trabalhou com grandes artistas brasileiros.

O programa Rio Criativo é uma ação que já existe há dez anos, dentro do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi. O projeto de educação e ainda a incubação de empresas em 2018/2019 é operado pelo Templo, um hub de inovação.