Parque Lage comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas 2019

Dias 3 e 4 de agosto o maior evento cultural indígena do Estado do Rio de Janeiro chega ao Parque Lage em mais uma edição

A energia da floresta paira sobre as árvores do Parque Lage. O “Dia Internacional dos Povos Indígenas 2019” reúne indígenas de dezenas de etnias para entoar cânticos e danças, levantar debates, vender artesanatos tradicionais e promover a troca de saberes e conhecimentos. No final de semana, nos dias 3 e 4 de agosto, acontece a grande feira cultural indígena com entrada franca a adultos, jovens e crianças.

O Evento está em sua 11ª edição com realização da AIAM – Associação Indígena Aldeia Maracanã em parceria com a EAV – Escola de Artes Visuais e apoio da SECEC – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. É considerado o maior evento cultural indígena realizado no Estado do Rio de Janeiro. Desde sua primeira edição em abril de 2014, compartilha a cultura indígena viva com milhares de pessoas a cada evento.

As cores e a beleza do artesanato, o grafismo das pinturas corporais e a riqueza musical dos povos originários contam a história ancestral de muitas culturas e seus territórios.

Dia Internacional do Povo Indígena

Indígenas dos povos Pataxó do sul da Bahia, Fulni-ô de Pernambuco, os Guarani e os Puri do Rio de Janeiro, os Tukano e os Tikuna do Amazonas, os Kariri-Xocó de Alagoas, os Guajajara do Maranhão, os Kamayurá e Mehinako do Alto Xingu e os Potiguara do Rio Grande do Norte serão algumas das etnias presentes no “Dia Internacional dos Povos Indígenas 2019”, que também contará com apresentações do grupo indígena multiétnico da Aldeia Maracanã, que reúne etnias em contexto urbano na cidade do Rio de Janeiro.

“Cada qual aprende com outro e, assim, temos uma potência cultural a nível nacional. Representamos a cultura viva dos povos indígenas de todo Brasil”, explica Carlos Tukano, cacique da Aldeia Maracanã e presidente do CEDIND Conselho Estadual dos Direitos Indígenas, originário da região do Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas.

Para a presidente da AIAM Marize Guarani “os eventos anuais realizados em abril e agosto no Parque Lage servem para difundir a riqueza da cultura indígena e fortalecer a luta pelos direitos dos povos originários do Brasil e dar visibilidade a milhares de indígenas aldeados e em contexto urbano que vivem em quase todos os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, conforme atesta o censo do IBGE.”

Parque Lage

A fim de discutir temas da atualidade, o evento terá mesas de debates na parte da tarde na grande Oca Kupixawa do Parque Lage. No sábado das 13h às 16h, o tema será o “Balanço Indígena e Ambiental: 1º Semestre 2019” e, no domingo no mesmo horário, “Feminismo Indígena e a I Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília” em mesas que serão integradas por muitas lideranças indígenas do Rio e de outros Estados.

Sábado 03/08 e domingo 04/08

9h – Abertura da Grande Feira de Artesanato Indígena

9h às 17h – Exposição e venda de artesanato indígena tradicional

10h às 12h30 – Apresentações de grupos culturais indígenas na Grande Feira e na Oca Kupixawa