Evento contará com mesas de debates e oficinas gratuitas, durante programação que acontece na parte da tarde
A Casa França-Brasil recebe, nesta quinta-feira (24/10), das 14h às 18h, a quinta e última edição do Encontro das Artes em 2024. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), abordará o tema “Artes Visuais: Criação, Diversidade e Territórios” e contará com a presença de diversos profissionais da área, que vão participar de mesas de debates e ministrar oficinas gratuitas. Para fazer parte da imersão, os interessados devem preencher, previamente, o formulário de inscrição online.
As artes visuais englobam um conjunto de manifestações artísticas, passando pela pintura, desenho, escultura, gravura, entre outras técnicas. E para representar essa diversidade, a Superintendência de Artes da Sececrj montou uma programação com produtores culturais, pesquisadores, educadores e artistas, que vão compartilhar suas experiências com o público.
“Os encontros são oportunidades para uma troca simultânea entre diferentes artistas, agentes culturais e parceiros institucionais, com o público. Essa é mais uma iniciativa da nossa gestão em prol da democratização da cultura e da ampliação do acesso, com base no processo de escuta que temos construído nos últimos anos”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
O credenciamento será realizado a partir das 13h30. A partir das 14h, a programação terá início com uma mesa sobre formação e projetos em artes visuais. Fechando o dia, às 16h, começa a oficina em arte, materialidade e construção de sentidos, que vai proporcionar aos participantes a possibilidade de criação a partir da relação entre a arte e a vida.
Ao longo do ano, o Encontro das Artes abordou as temáticas Circo, Dança, Música e Teatro. O objetivo do projeto é destacar e valorizar a pluralidade das cinco áreas que compreendem a Superintendência de Artes da Sececrj, considerando as dez regiões do estado, seguindo os temas criação, diversidade e territórios. O público inscrito em cada edição recebe certificado de participação emitido pela Secretaria.
Convidados:
Felipe Capello: Produtor cultural e educador, atua como analista de artes visuais no Sesc RJ desde 2012 e, a partir de 2022, também na área de arte-educação da instituição.
Nathanael Araújo: Antropólogo e atual coordenador de ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, é integrante da Associação Brasileira de Antropologia e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.
Cadu: Artista, pesquisador e professor da PUC-Rio no departamento de Artes e Design, e da Escola sem Sítio, coordena o LINDA, Laboratório Interdisciplinar em Natureza e Design. Atualmente dirige o Museu Universitário Solar Grandjean de Montigny da PUC-Rio.
Data: 24/10
Horário: a partir das 13h30
Local: Casa França-Brasil
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, RJ
Link para inscrição: https://forms.office.com/r/8CXbRK7Hfj