Rio Innovation Week começa na próxima terça-feira, no Pier Mauá – RJ
O maior evento de tecnologia da América Latina terá participação ativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj). A terceira edição do Rio Innovation Week começa na próxima terça-feira (3/10), no Pier Mauá – RJ, e já na abertura, contará com participação da secretária da pasta, Danielle Barros, durante a mesa “Economia Criativa no Estado do Rio de Janeiro”, no espaço Pop&Tech. Ao longo dos quatro dias de evento, o público também poderá conferir sessões especiais do CineClube Zezé Motta, com uma programação democrática montada pela Superintendência de Audiovisual.
Esta será a segunda participação do CineClube no evento de tecnologia e, desta vez, a grade ficou dividida de forma temática, colocando em pauta questões relevantes do cotidiano social, como a representatividade de raça e gênero no cinema brasileiro. Serão oito sessões de filmes nacionais independentes, com a presença de integrantes de cada obra para uma roda de conversas. Os encontros serão no “Set Conference Cinema”, localizado também no Pop&Tech.
“Sendo o mais completo encontro sobre tecnologia e inovação da América Latina, o Rio Innovation Week abre portas para muitos fazedores de cultura mostrarem o seu trabalho. A nossa programação é voltada exatamente para poder oportunizar essas pessoas e promover discussões que agreguem à cadeia artística produtiva”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
De acordo com levantamento do Itaú Cultural, a economia criativa da cultura representa 3,11% do PIB do país e, neste quesito, o estado fluminense se destaca. Segundo dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), as empresas criativas do Rio produzem o equivalente a R$ 32,1 bilhões, o que significa que 4,62% de toda a riqueza gerada no estado é proveniente deste setor. Essa é a maior participação dentre as 27 unidades federativas.
Durante o painel, o público terá a oportunidade de conhecer mais dados sobre esse ecossistema, a partir de pesquisas realizadas por importantes instituições e de ações de fomento realizadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro. O encontro começa a partir das 15h e terá participação de Leonardo Edde, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav), e de representantes do próprio Itaú Cultural.
10h15: Pedacinho do Céu (16 min), com participação do diretor de fotografia Riccardo Melchiades.
11h30: Flora (17 min), com participação da atriz e produtora Aisha Jambo.
10h15: Mulheres da Independência (16 min), com participação da produtora Jordana Korich, diretora Kelly Siqueira e mediadora Jaqueline Roversi.
11h30: Morra, Amor (47 min), com participação da diretora Karine Teles e da atriz e produtora Camila Nhay.
10h15: Deus não deixa (21 min), com participação do diretor Marçal Vianna e do ator Luís Miguel Bispo.
11h30: O fundo dos nossos corações (21 min), com participação de Letícia Leão e Bel Corção.
10h15: No tempo de Miltinho (20 min), com participação do diretor Andre Weller.
11h30: Bastidores da Memória (30 min), com participação do museólogo e diretor Rodrigo Manoel e do produtor Luffe Berto.
O Rio Innovation Week (RIW) retorna para sua terceira edição enfatizando sua capacidade de ser um HUB de projetos que pensam no futuro como presente, que desenvolvem, capacitam, surpreendem e empreendem. Um movimento que reúne negócios, networking, branding, educação e soluções para alcançar resultados.
Nos dias 3 a 11 de outubro de 2023, o Píer Mauá, no Rio de Janeiro, receberá a próxima edição deste importante projeto que prepara os participantes para o futuro e para os impactos da tecnologia na transformação dos negócios, dos esportes e da sociedade.
O evento é voltado para pessoas do ramo de varejo, tecnologia, empreendedorismo e inovação – empreendedores, investidores, estudantes, pesquisadores, agricultores, executivos e representantes do governo – compartilhando experiências e conhecimento, debatendo e apresentando novas estratégias para os negócios, o futuro das profissões e da educação, impulsionando negócios, ideias e startups.
Serão 50.000 m2 de evento, com 30 conferências, mais de 1.800 palestrantes convidados, 2000 startups e incubadoras fomentando negócios, mais de 250 expositores apresentando inovações e soluções para os setores, além de bootcamps setorizados, mentorias, exposições, workshops, networking e muitos negócios sendo gerados no RIW e a partir do RIW.
Outras informações em: https://rioinnovationweek.com.br/