Programa inaugura complexo criativo na Escola Municipal Benjamin Constant nesta quarta-feira

Iniciativa é uma parceria entre Governo do Estado, Enel Rio e Quitanda Produções

Os alunos da Escola Municipal Benjamin Constant, no bairro Santo Cristo – RJ, terão a rotina impactada positivamente a partir desta quarta-feira (5/4). O Programa Escolas Criativas vai realizar a entrega de melhorias estruturais na unidade, incluindo a construção de salas de informática, audiovisual e fotografia, formando um grande complexo criativo, que poderá ser utilizado diariamente pelos estudantes. O projeto é uma realização da Quitanda Produções, com patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“As iniciativas da Quitanda, em parceria com a Enel Rio, falam muito sobre a democratização do acesso que temos implantado na nossa gestão. É um projeto que integra cultura, educação e sustentabilidade em um só lugar, contribuindo para a criação de um ambiente escolar inovador e estimulante para professores e alunos”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A unidade de ensino no Santo Cristo, que conta com 480 alunos, é apenas uma das beneficiadas pelo programa, que abrange 120 escolas em seis municípios fluminenses. Além da capital, Areal, Cantagalo, Duas Barras, Petrópolis e Niterói também recebem ações formativas em fotografia e audiovisual, a realização de uma mostra de cinema e direitos humanos e um percurso formativo para professores, também em audiovisual.

“A Enel tem um compromisso com a promoção da cultura e da educação. Patrocinar um programa inovador e abrangente como o Escolas Criativas reforça nossos valores, ao apostar na inovação e na sustentabilidade para promover o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, afirma Janaina Vilella, Diretora de Comunicação da Enel no Brasil.

O complexo criativo inaugurado na Escola Municipal Benjamin Constant vai contar com uma Estação Conectividade equipada com dez computadores e acesso à internet, um auditório com estrutura de vídeo e som para exibições, e os e-Labs, que são uma estação de mídias audiovisuais e um estúdio fotográfico.

“Deixamos um legado de infraestrutura nas escolas, e desenvolvemos ambientes educacionais mais permeáveis a processos culturais e criativos”, destaca Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas. “Após duas edições, vamos atender um número ainda maior de estudantes e municípios, como Petrópolis, que foi gravemente atingida por uma tragédia recentemente e precisa de todo apoio”, completa.

O Escolas Criativas é um programa que acontece desde 2020 e implementa ações de difusão, formação, inovação e pesquisa dentro das escolas, além de promover ações culturais no ambiente escolar e formação audiovisual para professores e alunos. O programa também prevê a requalificação de instalações físicas das escolas contempladas, transformando o local em um grande complexo criativo.

O projeto é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Cinco Elementos Produções, com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Produção executiva da Marco Zero e apoio institucional das prefeituras de Areal, Cantagalo, Duas Barras, Niterói, Petrópolis e Rio de Janeiro.

Sobre a Quitanda Soluções Criativas

Atuando como um negócio de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas desenvolve de projetos transformadores, como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Data: 05/04 (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Escola Municipal Benjamin Constant (Praça Marechal Hermes S/N Santo Cristo, Rio de Janeiro).
Para credenciar sua equipe, retorne ao seguinte e-mail: alessandracostadivulga@gmail.com