Biblioteca Parque recebe primeiro Fórum Estadual de Dança do Rio de Janeiro

Sala de dança será inaugurada durante cerimônia de abertura do evento

A Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro, vai sediar, na próxima sexta-feira (27/01), o primeiro Fórum Estadual de Dança do Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), também marca a inauguração da Sala de Dança Daiana Ferreira, espaço que ficará localizado dentro do prédio público e poderá ser utilizado gratuitamente pela população fluminense.

“Vamos ter um dia de muito diálogo, visando a preparação e elaboração dos planos setoriais e das conferências que ainda estão por vir. Será muito importante a participação de representantes de outros estados, fomentando um ambiente de troca de experiências e de métodos de trabalho. Abrindo o dia, teremos um momento muito especial: com muito orgulho, vamos entregar à população um espaço público exclusivo para a dança, homenageando a saudosa Daiana Ferreira”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Sala de Dança Daiana Ferreira / Foto: Leonardo Ferraz

O fórum vai contar com programação diversa ao longo do dia, incluindo mesa exclusiva para convidados de outros estados, buscando promover a troca de ideias e o intercâmbio cultural, além de painéis com representantes do Colegiado Estadual de Dança e conselheiros municipais de diversas cidades do interior.

A agenda começa às 9h com credenciamento, seguida pela inauguração da sala de dança e apresentação do Ballet Manguinhos. Entre os painéis, será reservado um intervalo para almoço dos participantes e público presente.

O evento é aberto ao público, sujeito a lotação, e as inscrições ficam disponíveis até a próxima quinta-feira (26/01), às 16h, no endereço https://forms.gle/zy3f3sX9qYMmF5QL7. Para participar, basta acessar o link e se cadastrar. A Biblioteca Parque Estadual fica localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 1261, Centro.

Confira a programação do Fórum

• 9h: Credenciamento em frente à Sala de Dança
  • 9h30: Inauguração da Sala com apresentação do Ballet Manguinhos
  • 10h: Abertura do evento no Teatro Alcione, com a secretária Danielle Barros
  • 11h: Painel Nacional da Dança. Participações: Sandro Boreli, fundador e diretor da Companhia Carne Agonizante, de São Paulo, além de coordenador do espaço de arte Kasulo; Bia Mattar, presidente da Aprodança – Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina; Tuca Pinheiro, mobilizador da classe de dança de Belo Horizonte e um dos articuladores do Fórum de Dança de BH
  • 13h30: Intervalo para almoço
  • 14h30: Painel estadual de dança RJ, com representantes do colegiado estadual de dança e conselhos municipais, para discutir a dança no interior
  • 17h: Encerramento

Sala de Dança Daiana Ferreira

A sala vai funcionar como um espaço de acolhimento de grupos, companhias e artistas que precisam de apoio, impulsionando e criando oportunidades para quem não tem recursos financeiros para executar e praticar a atividade. Também pode abrigar workshops e oficinas, via agendamento prévio pelo e-mail saladaianaferreira@cultura.rj.gov.br.

O local tem uma área total de 138 m², com piso revestido em linóleo, tipo de material levemente emborrachado e específico para a prática de dança. A sala ainda é equipada com materiais como paredes em drywall, três barras móveis, 40 guarda-volumes e espelhos fixados sobre placas de madeira.

O espaço leva o Nome de Daiana Ferreira, nascida, criada e formada em Manguinhos, foi mãe, educadora e produtora cultural. Coreógrafa da vida de mais de 400 crianças através do Ballet Manguinhos.

Daiana ajudou a transformar a vida de milhares de crianças através da dança. Sua história começou em 2012, nas proximidades do Conjunto Habitacional Nelson Mandela, onde morava. Em sua primeira semana ensinando a dança, Daiana já atendia 70 crianças em uma igreja da comunidade. O objetivo era atender crianças e jovens de Manguinhos, levando a arte e cultura para suas vidas por meio do ensino da dança clássica e estímulo à leitura.

No final de 2020, Daiana conseguiu alcançar junto com o Ballet Manguinhos um de seus mais importantes objetivos: ter uma sede própria, se tornando um dos maiores projetos culturais da Zona Norte do RJ, com uma sede de 600m² dividida em 4 andares, onde ela conseguiu receber 400 alunos, tendo ainda 700 na fila de espera.

Daiana nos deixou em janeiro de 2021, vítima da Covid-19, mas seu sonho permanece vivo, nos corações dos alunos e na sede do Ballet Manguinhos, e agora nesta homenagem, eternizada na Biblioteca Parque Estadual, casa de todas as artes e que hoje tem orgulho de um espaço exclusivo para a dança que leva o seu nome como extensão dos direitos da favela e do acesso à arte, cultura e educação para todos.