Programa atende pessoas que não têm oportunidade de visitar equipamentos culturais
Criado no dia 14 de junho de 2021, o Passaporte Cultural RJ viabilizou mais de 33 mil atendimentos durante o primeiro ano de funcionamento. O programa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), executado através da Escola da Cultura RJ, tem cumprido o papel de democratizar o acesso aos equipamentos culturais e mudado a vida de pessoas que não tinham oportunidade de conhecer esses lugares até então.
“Nosso objetivo é ampliar o acesso à cultura da população de baixa renda e incentivar a formação de plateia, oferecendo visitas a centros culturais de grande relevância, como a Casa França-Brasil, Parque Lage e Museu da Imagem e do Som. O passaporte cultural tem atuado como uma ferramenta de transformação, oportunizando acesso a pessoas de todas as regiões do estado”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Apenas em 2022, cerca de 15 mil acessos foram garantidos, atendendo cerca de 30 municípios diferentes através do programa. Dentro deste cenário, 52 crianças da ONG Instituto Heróis e Princesas, localizada em Nova Iguaçu, tiveram a oportunidade de conhecer importantes equipamentos culturais, como o Parque Lage, AquaRio e Museu do Amanhã.
De acordo com o presidente da instituição, Fellippe Lemos, o Passaporte deu a chance de inserir crianças e jovens de comunidades carentes dentro do contexto cultural da sociedade.
“O Passaporte se tornou uma ferramenta de grande importância para a gente. Todas essas crianças são de origem humilde, e as famílias não têm condição financeira de levá-las para conhecerem outros lugares. Tenho certeza que todos estes momentos vão ficar marcados na memória de cada uma delas. Tem um valor incalculável”, conta Fellipe, acrescentando que o instituto vai visitar, na próxima semana, o Maracanã.
Além da Heróis e Princesas, outras 30 instituições foram contempladas durante os 12 meses de existência do programa. Este é o caso do Instituto Maria de Lourdes, que atende crianças, jovens e famílias na região rural de Guapimirim. Para a diretora de assistência social da instituição, Neidy Silva, a possibilidade de inclusão social através do Passaporte está mudando a vida de muitas famílias.
“Essas crianças nunca tinham tido acesso ao universo cultural. Poder visitar museus e parques proporcionou um sentimento de pertencimento e trouxe à tona um mundo de conhecimento. Sempre que pudemos, também levamos os pais aos passeios junto aos filhos para fortalecer o vínculo familiar e o diálogo”, revela Neidy.
A comunidade atendida pelo Instituto Maria de Lourdes já visitou o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Museu Naval, o Parque Lage, o Planetário da Gávea e, nos próximos dias, tem visita programada para o Museu da Imagem e do Som (MIS).
O Passaporte Cultural foi criado sob o decreto nº 47.645 de 14 de junho de 2021. O programa atende escolas, instituições beneficentes, associações de moradores e organizações culturais comunitárias, levando grupos de pessoas para conhecerem, gratuitamente, museus, casas de espetáculo, bibliotecas e outros equipamentos culturais.
“A Escola da Cultura foi criada com intuito de garantir apoio aos municípios, incentivando atividades em todo o estado, e o Passaporte Cultural realiza exatamente isso. É a materialização de um trabalho democrático para toda população do Estado do Rio de Janeiro, com uma entrega de serviço para quem está mais distante dos equipamentos culturais”, destaca a Subsecretária e Diretora da Escola da Cultura, Cláudia Viana.
O programa fortalece de forma significativa as políticas públicas salvaguardadas na Lei 7035/2015, que institui o Sistema Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, criado com o intuito de fomentar a incentivar a cultura em território fluminense.
Para quem deseja conhecer o Passaporte e participar, basta entrar em contato através do e-mail passaporteculturalrj@cultura.rj.gov.br.