Maior feira de artesanato da América Latina acontece entre os dias 11 e 15 deste mês
Falta pouco para o início da 14ª edição da Rio Artes Manuais. E neste ano, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), em parceria com o Sebrae, terá um espaço próprio, o Estande RJ de Talentos, para promover o artesanato cultural fluminense. O local vai poder ser visitado durante o evento, entre os dias 11 e 15 de maio, no Centro de Convenções Expomag, Cidade Nova – Centro.
“Através do processo de seleção realizado na nossa Plataforma Desenvolve Cultura, chegamos à definição de 30 artesãos escolhidos, de diferentes regiões do estado, para representar bem a diversidade da cultura fluminense. Esse é um espaço da população e para a população”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
As 30 vagas oferecidas são gratuitas e vão atender pessoas como Rosana de Souza Viana, 53 anos, artesã e fundadora do Artes Carícas, junto com a filha Carina de Souza Viana, 23 anos. Elas pretendem promover a representatividade e enaltecer a beleza negra através da arte e da sustentabilidade.
“Quando montamos a Artes Carícas, estávamos em busca de um material que fosse fácil e barato de produzir. Começamos a fabricar bonecas a partir de garrafas de plástico e, então, tivemos a ideia de reutilizar resíduos que tiramos das praias e lagoas de Saquarema para desenvolver nosso artesanato. Hoje, nossa linha de produção é focada em bonecas pretas, para promover a representatividade através do nosso trabalho”, explica Rosana, moradora de Saquarema, Região dos Lagos.
Todas as vagas foram preenchidas por artesãos maiores de 18 anos ou entidades representativas (associações ou cooperativas). A convocatória priorizou profissionais que desenvolvem peças de artesanato dedicadas à promoção da cultura fluminense.
A edição deste ano trará cerca de 50 estandes, que levarão à feira uma grande diversidade de produtos, oferecendo ao público oficinas com técnicas variadas. Utilizando o tema “Conexões”, a feira vai abordar várias formas de comercialização de artesanato, ressaltando as vertentes relacionadas à capacitação e negócios.
O salão de exposições conta com uma área total de 5 mil metros quadrados, além de um salão nobre com mil metros quadrados, onde será realizada a entrada dos visitantes.
Data: entre os dias 11 e 15 de maio
Horário: das 10h às 19h
Local: Centro de Convenções EXPOMAG (antigo SulAmérica), na Cidade Nova – Centro.
Ingressos: https://rioartesmanuais.com.br/