fbpx

Governo vai realizar ativação cultural em praças de cinco municípios fluminenses

Investimento será de R$ 900 mil para o interior do estado


Intervenção urbana e ocupação cultural em praças públicas. Este é o intuito do projeto LAB Cidades Criativas, que será desenvolvido em cinco municípios fluminenses. O programa vai levar investimento de R$ 900 mil para o interior do estado. 

“Esta iniciativa reflete o propósito de democratizar o acesso à cultura que temos promovido nos últimos dois anos. Fortalecer a relação entre poder público e iniciativa privada é essencial para o desenvolvimento do estado. E poder descentralizar as ações, que historicamente privilegiaram a capital, mostra a força da nossa Lei Estadual de Incentivo à Cultura e como ela pode ser usada em benefício de todos os territórios do Rio de Janeiro”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Desenvolvido pela produtora cearense Quitanda Soluções Criativas, em parceria com a Enel Brasil e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o programa vai atender as cidades de São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Rio Bonito.  

Secretária Danielle Barros durante lançamento oficial do projeto. / Foto: Leonardo Ferraz.

As intervenções incluem revitalização e ocupação de praças públicas; seleção de propostas artísticas e arquitetônicas; instalação de kits de mobiliário urbano; pinturas instalativas; premiação para artistas visuais e arquitetos selecionados; e bolsas para jovens artistas visuais ou estudantes de arquitetura. 

Os espaços serão reestruturados a partir de técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano —, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no espaço sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos.

“O LAB Cidades Criativas trabalha com diversas linguagens artísticas, como as artes visuais e plásticas, grafite e mobiliário urbano. Tudo isso se conecta com o campo das artes em uma dinâmica criativa, proporcionando que a gente crie espaços mais generosos para as pessoas conviverem, compartilharem e se integrarem. Ocupar o espaço urbano é fundamental para a retomada das atividades”, explica o diretor de projetos do LAB Cidades Criativas, Mardonio Barros. 

Os impactos das transformações promovem uma dinâmica social que valoriza as territorialidades, a inteligência coletiva e uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade e seu entorno. 

Conheça os parceiros

O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização da Rua Walls com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional das prefeituras dos cinco municípios fluminenses: São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Rio Bonito.