fbpx

Em semana de Van Gogh, Casa França-Brasil anuncia nova diretora


No dia em que abre as portas para o público na exposição “Van Gogh e seus Contemporâneos”, a Casa França-Brasil, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, anuncia também a nova diretora do espaço, Tania Queiroz.

Doutora e mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Tania já atuou como coordenadora da Casa entre 2016 e 2017. Ela também foi coordenadora de ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, de 2007 a 2016.

“Meu objetivo é resgatar a vocação cultural da Casa e entregar à população um espaço voltado para as exposições, que valorize o patrimônio e a arte. Então, nada melhor do que já estrear com a exposição sobre Van Gogh. Vamos tentar, através do diálogo, manter um relacionamento estreito com os demais equipamentos culturais e o público, buscando garantir um serviço de excelência na Casa França-Brasil”, ressaltou Tania Queiroz.

Tania Queiroz e Danielle Barros durante vernissage de Van Gogh / Foto: Leonardo Ferraz.

A nova diretora também adquiriu experiência como mediadora no programa educativo do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro de 1999 a 2006, desenvolvendo programas de visitas múltiplas e mediadas para escolas e grupos diversos em exposições de artistas como Picasso, Cildo Meireles, Andy Warhol e Vik Muniz.

Nos últimos anos, integrou o Departamento Nacional do Sesc a partir de 2019, tendo participado do projeto Confluências em Tocantins e Distrito Federal. Coordenou o programa de Mediação Cultural para formação dos profissionais da instituição em todo o Brasil, tendo organizado as duas publicações do programa. Também participou das curadorias da exposição de Tina Velho, no Paço Imperial, em 2020, e da coletiva Verão, com Alexandre Sá e Carmen Riquelme, em 2021 e 2022.

Van Gogh e seus Contemporâneos – Exposição Imersiva

A partir desta quarta-feira (6), o público poderá vivenciar uma experiência única. Com a sensação de “adentrar” as telas de Van Gogh, a mostra multimídia “Van Gogh e seus Contemporâneos – Exposição Imersiva” chega à Casa França-Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, após ter estreado em Florença (Itália).

O mergulho sensorial na obra e na vida do pintor holandês, um dos principais nomes da arte do século 19, conduzirá o visitante a uma experiência digital com projeções em 360° e trilha sonora original. Com uma narrativa de 60 minutos, o conteúdo envolve o público a partir da trajetória humana e artística do pintor, além de promover um passeio pelas criações de outros grandes nomes que se relacionam com sua obra, como Cézanne, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Soutine e Modigliani.

Na entrada da exposição, o público acessa um espaço onde estará reproduzido o quarto de Van Gogh, retratado em um de seus mais famosos quadros, “Quarto em Arles”. Os visitantes terão a oportunidade de aprofundar-se na história do artista em textos explicativos e uma linha do tempo da vida de Van Gogh. Dentro dos ambientes, o público irá imergir em imagens de grandes dimensões, formadas por múltiplos projetores através de um sistema que adapta as telas ao espaço expositivo e garante a sensação de estar dentro das telas do pintor, um dos mais famosos e queridos do mundo.

Danielle Barros e primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, durante vernissage / Foto: Leonardo Ferraz.

A exposição reforça a vitalidade da Casa França-Brasil, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, no cenário cultural. “A Casa França-Brasil compõe um importante corredor cultural da capital e ter em suas galerias uma exposição do tamanho de Van Gogh celebra a retomada da cultura em um espaço bicentenário, com programação especial para o público. É a Lei Estadual de Incentivo à Cultura promovendo a arte para todos os públicos”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

A exposição também oferta um programa educativo com atividades destinadas a escolas e grupos de visitantes durante toda a temporada, além da formação de professores.

Serviço

Período: 6 de abril a 5 de junho de 2022
Dias: de terça a domingo, das 10h às 18h
Endereço: Casa França-Brasil – Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, Rio de Janeiro
Ingressos: Terças e quartas: entrada gratuita. Quinta a domingo, R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia) e gratuidades previstas em lei
Mais informações: vangoghrio.com
Instagram @vangoghrio
Ingressos e gratuidades: eventim.com.br/vangogh