Cidade Integrada promove dia com ações sociais e culturais em Manguinhos

Programação contou com atividades para todas as idades

Ações sociais e culturais marcaram o sábado (12) dos moradores das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho. A Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM) recebeu programação com mostra literária, apresentações musicais, orientações sobre saúde bucal e da mulher, feira de artesanato e espaço para crianças. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do projeto Parque de Ideias, do programa Cidade Integrada.

“O Governo do Estado, através do Cidade Integrada, está retomando a dignidade nos territórios. E a Secretaria de Estado de Cultura está presente neste programa com seus parceiros, promovendo a arte, oficinas e com uma série de ações para os moradores. Entendemos que a cultura é um motor de desenvolvimento social e que precisa estar cada vez mais presente na vida de todos”, afirmou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Abrindo o dia, às 9h, o público pôde visitar a mostra literária com representações do trabalho dos renomados artistas Millôr Fernandes e Paulo Leminski. A exposição é fruto de uma parceria com o Sesc RJ. Entre 11h e 15h, integrantes dos grupos Tapetes Contadores e Cia Solo realizaram sessões de contação de histórias.

Também através do Sesc RJ, foram colocadas duas tendas de atendimento na BPM. A primeira, com foco na saúde da mulher, ofertou orientações, realização de exames de mamografia e preventivo (Papanicolaou). Já a outra, trouxe exposição com imagens ilustrativas sobre saúde bucal e atividades lúdicas para crianças.

Dando prosseguimento às ações sociais e culturais, a Feira da Economia Solidária ocupou o local com artesãos das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho. Para dar o tom do evento, a Orquestra da Biblioteca Parque de Manguinhos trouxe muita música para os visitantes durante o dia.

A ação é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, em parceria com o Sesc RJ, ONG Ação Social pela Música, Feira da Economia Solidária e Missão Beneficente Bom Samaritano.

A Biblioteca Parque de Manguinhos fica localizada na Avenida Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica. O evento acontece das 9h às 16h.

Mostra literária

Além da exposição neste sábado (12), a mostra literária de Millôr Fernandes e Paulo Leminski vai acontecer no sábado seguinte (19).

A mostra sobre o jornalista, escritor, chargista e poeta Millôr Fernandes é composta por hai-kais (pequenos poemas) e ilustrações do próprio autor, que utiliza sátira e ironia como condutores de suas obras. Já os poemas de Paulo Leminski serão retratados pelo ilustrador, artista plástico e músico Fábio Dudas. O trabalho em pintura é baseado na figuração da realidade e ficção, nas memórias de infância, interpretação do cotidiano e imaginação.

Nos dias 12 e 19, além das mostras, o público poderá assistir a sessões de contação de histórias conduzidas por integrantes dos grupos Tapetes Contadores e Cia Solo, às 11h e às 15.

Orquestra de Manguinhos

Estão abertas as inscrições para participar da Orquestra da Biblioteca Parque de Manguinhos. Os alunos poderão escolher o seu instrumento e terão aulas práticas e de teoria musical, permitindo que os jovens tenham formação completa dentro do segmento.

O projeto é voltado para crianças e jovens a partir de dez anos, com perspectiva de atender até 150 alunos. Para se inscrever, o interessado deve levar identidade, CPF e comprovante de residência (serão aceitos comprovantes de pais ou responsáveis) na própria Biblioteca Parque de Manguinhos, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.