fbpx

Imperator recebe especial 80 anos de João Nogueira a partir desta quinta-feira

Programação conta com Diogo Nogueira, Moacyr Luz, Samba do Trabalhador e Fundo de Quintal


A festa de comemoração pelos 80 anos de nascimento do saudoso sambista João Nogueira precisou ser adiada no ano passado, por conta da pandemia. Mas agora, a homenagem chega em grande estilo em 2022: com celebração em seu “quintal”, o Centro Cultural João Nogueira – Imperator, no Méier, e participação ilustre de seu filho, Diogo Nogueira, além de Moacyr Luz, Samba do Trabalhador e Fundo de Quintal. O final de semana com muito samba será comemorado em três dias de evento, de 10 a 12 de novembro (quinta a sábado).

“O Imperator é uma casa histórica e um potente equipamento cultural do Rio de Janeiro. É com muita honra que ele carrega o nome de um dos maiores artistas e representantes do samba fluminense. Com certeza será um final de muita festa e homenagens merecidas ao grande João Nogueira”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. 

Diogo Nogueira se apresenta na quinta-feira

No dia 10, a abertura fica por conta de Diogo Nogueira, que prepara um show especial em homenagem ao pai. Já no dia 11, sobem ao palco Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador com participação especial do Didu Nogueira, sobrinho do homenageado. Para encerrar as comemorações, no sábado, dia 12, dia em que João completaria 81 anos se estivesse entre nós, os amigos do Fundo de Quintal trarão clássicos do samba, para ninguém ficar parado.

O especial João Nogueira conta com realização do Clube do Samba e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).
  

Legado

João Nogueira era conhecido como sambista de calçada, nascido e criado no Méier, tinha orgulho de seu bairro. Em 1979, no quintal da sua casa, o artista criou o Clube do Samba, que reunia grandes artistas brasileiros da época, como Clara Nunes, Alcione, Beth Carvalho, Martinho da Vila, D. Ivone Lara, Paulinho da Viola, Cartola, entre tantos outros. A proposta era criar um movimento sociocultural, para valorizar e fortalecer as raízes do samba. Para Clarisse Nogueira, filha do cantor, ficaram boas memórias e, por isso, o artista deve ser para sempre lembrado em ambientes alegres e de muita música. “O Especial João Nogueira será um presente aos fãs, para que todos possam se divertir, e relembrar a alegria de João”, explica.

Clarisse, que também é gestora do Clube do Samba atualmente, se uniu a Fernando Campos, CEO do Grupo Prisma, para homenagear João de uma forma diferente. Juntos desenvolveram a “Plataforma Clube do Samba”, ferramenta multicultural que inclui livro, oficinas infantis, um musical, shows de verão e a volta do bloco Clube do Samba. As oficinas de música e arte incluem aulas de violão, cavaquinho, percussão e teatro para crianças, adolescentes e jovens, de cinco a 19 anos, que estudam em escolas públicas.

Serviço – Especial João Nogueira

Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira
Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
Horário: 20h

Ingressos
10/11 – Diogo Nogueira: esgotado
11/11 – Moacyr Luz e Samba do Trabalhador (Participação Didu Nogueira): https://www.showpass.com.br/evento/320/Clube_do_Samba_-Especial_Joo_Nogueira-Moacyr_Luz

12/11 – Fundo de Quintal: https://www.showpass.com.br/evento/321/Clube_do_Samba-Especial_Joo_Nogueira-_Fundo_de_Quintal

Inteira – R$ 60,00
Meia – R$ 30,00