5 teatros que você não pode deixar de conhecer no Rio de Janeiro

Você sabia que no dia 19 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Teatro? Uma das expressões artísticas mais influentes e conhecidas do mundo.

O Rio de Janeiro possui teatros com grande variedade de espetáculos que você não pode deixar de conhecer. Confira alguns teatros que valem a pena visitar em nosso estado:

Theatro Municipal

Um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal, localizado no Centro do Rio, foi inaugurado em 14 de julho de 1909, sendo considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.

theatro municipal rj
O Theatro Municipal é um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro.
Foto: Vânia Laranjeira

A história do Theatro se mistura com a trajetória da cultura do nosso país. Ao longo de pouco mais de um século de existência, tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, da música e da ópera.

Participar de uma visita guiada no Theatro é uma viagem no tempo que vale muito a pena e diverte pessoas de todas as idades.

Teatro João Caetano

Localizado na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, o Teatro João Caetano é a casa de espetáculos mais antiga da cidade. Inaugurado em 13 de outubro de 1813, por Dom João VI, com o nome de Real Theatro de São João, o teatro foi cenário de importantes acontecimentos históricos do nosso país.

Teatro João Caetano é a casa de espetáculos mais antiga do Rio.
Foto: Vânia Laranjeira

A versatilidade do Teatro para encenar gêneros de espetáculos variados, como operetas, tragédias, concertos, comédias, shows e musicais, fez dele um dos mais conhecidos e respeitados espaços cênicos do país.

Teatro Glaucio Gill

Inaugurado em 1958, na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, é um espaço marcado pela versatilidade. Por ser um teatro de muita história, ao longo dos anos, se consolidou como uma referência para atores e companhias iniciantes.

O Teatro Glaucio Gill é um espaço marcado pela versatilidade
Foto: Divulgação

Companhias como Torres e Brito Produções, Tereza Raquel e Eva Todor puderam encenar no palco do teatro espetáculos inesquecíveis, como “Navalha na Carne”, com Tônia Carrero, Emiliano Queiroz e Nelson Xavier; “O exercício”, com Glauce Rocha e Rubens de Falco; e “Réveillon”, com Fernanda Montenegro e Sérgio Brito.

Teatro Arthur Azevedo

Localizado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, o Teatro Arthur Azevedo oferece programação teatral e musical variada ao longo do ano, dando destaque à produção local e disponibilizando uma série de cursos.

O Teatro Arthur Azevedo dá destaque à produção local e disponibiliza uma série de cursos
Foto: Divulgação

Ao longo de mais de seis décadas, nomes consagrados das artes cênicas, como Dercy Gonçalves, Jorge Dória, Fernanda Montenegro e Stênio Garcia, passaram pelo Teatro.

Além disso, grandes nomes da música brasileira também escreveram sua história neste palco, como: Raul Seixas, Gonzaguinha, Nana Caymmi, Djavan, Ivan Lins e Alceu Valença.

Casa de Cultura Laura Alvim

Um centro cultural completo à beira-mar, em Ipanema, com cinema, galeria de arte e museu, a Casa de Cultura Laura Alvim, inaugurada em 12 de maio de 1986, conta também com dois importantes teatros: Teatro Laura Alvim e Teatro Rogério Cardoso.

Casa de Cultura Laura Alvim
A Casa de Cultura Laura Alvim é um centro cultural completo à beira-mar
Foto: Gui Maia

Antes mesmo de ser transformada em centro cultural, a Casa já era ponto de encontro de artistas como Tônia Carreiro, Fernanda Montenegro, Camila Amado e o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone (integrado por futuras estrelas, dentre elas Regina Casé e Luis Fernando Guimarães), que ensaiavam na casa, com a presença constante da anfitriã, Laura Alvim.

Quais desses teatros você já visitou? Se você ainda não conheceu nenhum ou caso queira visitar de novo, te aconselho a acompanhar semanalmente a nossa programação cultural. Tem espetáculos para todos os gostos e todas as idades!